Porque terceirizar um serviço? 5 motivos que tornam a terceirização uma boa estratégia

banner artigo terceirizacao

Cada vez mais praticada no Brasil e no mundo inteiro, a terceirização de serviços tem sido a escolha de muitos empreendedores. Com pouco tempo para selecionar funcionários ou cuidar de todos os processos trabalhistas, previdenciários e tributários, os empregadores encontraram na terceirização uma alternativa para facilitar os procedimentos de contratação de profissionais para desempenhar funções específicas.

A terceirização de serviços também oferece maior flexibilidade, pois prevê a reposição de funcionários em casos de faltas, licenças médicas e férias. Além disso, a terceirização traz especialização para o trabalho, pois os funcionários das empresas terceirizadas são treinados com foco específico no trabalho que irão desempenhar.

Neste artigo, daremos a você uma visão e entendimento sobre a terceirização e porque terceirizar um serviço é considerada uma boa estratégia para os negócios.

 

O que é a terceirização?

 

A terceirização nada mais é quando uma empresa contrata outra empresa para exercer determinados serviços, ao invés de realizar a contratação de empregados por conta própria.

Essa prática começou na década de 1970 e se popularizou na década de 1990 como forma de as empresas reduzirem custos.

O principal benefício da terceirização é permitir que as empresas se concentrem em suas áreas de negócios principais. As empresas inevitavelmente não terão pontos fortes em áreas de negócios não essenciais e, portanto, o tempo gasto nessas áreas será relativamente ineficiente.

 

terceirização

 

Porque terceirizar um serviço?

 

Antes a terceirização era uma prática comumente utilizada por empresas de médio e grande porte em países desenvolvidos e apenas para atividades consideradas secundárias. Agora, com a regularização no Brasil através da Lei de Terceirização nº 13.429 e a alta demanda por serviços especializados, a terceirização passou a ser uma necessidade até mesmo em pequenas e micro empresas, que também passaram a ver o processo como um passo importante no caminho para o desenvolvimento e crescimento dos negócios.

Ou seja, a terceirização, que já foi uma opção sabiamente escolhida por médias e grandes corporações, tornou-se peça fundamental para que as empresas possam economizar e focar em suas abordagens estratégicas com o objetivo de crescer para níveis mais altos.

A terceirização de serviços é um modelo de trabalho muito vantajoso para as empresas. Isso porque, ao delegar funções não essenciais a prestadores de serviços especializados, o gestor consegue focar em aspectos estratégicos do negócio.

Às vezes, uma empresa experimenta um crescimento a uma taxa que não pode suportar com sua própria equipe interna. Para acompanhar o ritmo, a empresa pode optar por contratar uma empresa terceirizada. Para implantar conforme necessário e onde necessário em suas operações sem interromper seu fluxo de negócios.

Além disso, uma empresa pode ter processos que ocorrem apenas por um curto período de tempo, tornando muito mais eficiente a contratação de uma equipe temporária de trabalhadores terceirizados para conclusão.

 

terceirização de serviços

 

5 motivos para terceirizar um serviço

 

A terceirização é uma estratégia eficaz de contratação de mão de obra especializada. Quando aplicado de forma legítima, diminui os riscos envolvidos em vários processos, proporcionando uma série de benefícios, desde economia de custos até maior vantagem competitiva. Ele pode ajudar sua empresa a se tornar mais flexível, ágil e capaz de se adaptar ao mercado em constante mudança, suas condições e desafios.

Conheça 5 principais motivos para terceirizar um serviço:

 

1. Aumento no foco da empresa

 

A terceirização pode melhorar consideravelmente o desempenho da operação. Libera tempo e recursos para se concentrar nos aspectos principais do seu negócio. Além disso, permite que sua equipe se concentre em suas principais funções e na estratégia futura.

Tarefas que não são adequadas às suas habilidades devem ser terceirizadas para profissionais que possam lidar com elas muito melhor. Cada segundo que você gasta lidando com algo que não atende aos principais pontos fortes da sua empresa é um desperdício de dinheiro e horas de trabalho.

 

foco na empresa

 

2. Baixo custo

 

Um dos processos mais demorados e com alto custo de qualquer operação empresarial, independentemente do porte, é a contratação e treinamento da equipe. Esses processos podem levar meses e, mesmo assim, não há garantia de que o funcionário em questão será um bom investimento e uma adição sólida à equipe.

Além disso, com um serviço terceirizado, os ganhos na relação custo-benefício para o negócio são excelentes, pois os processos que envolvem a gestão de pessoas ficam a cargo da empresa parceira.

Dessa forma, serão reduzidos os custos com processos de encargos trabalhistas, admissão e exames periódicos dos trabalhadores.

 

baixo custo

 

3. Maior controle de despesas

 

Ao terceirizar o serviço ou apenas a mão de obra, sua empresa não se responsabilizará por encargos trabalhistas que envolvam gratificações, faltas, férias e rescisões contratuais. Isso porque os funcionários não serão contratados pela sua empresa, mas pela prestadora de serviços terceirizada.

Assim, seu negócio terá um planejamento financeiro mais assertivo, controlado e previsível, pois não haverá despesas inesperadas.

 

4. Acesso a mão de obra especializada

 

Investir em terceirização significa ter profissionais cada vez mais especializados nas áreas de atuação que sua empresa precisa.

Considerando que o prestador de serviço terceirizado é especialista em selecionar trabalhadores que se alinham ao perfil desejado pelo seu negócio e que, além disso, realizam treinamentos e capacitações para manter os funcionários constantemente atualizados, você estará tomando a decisão certa para compor o quadro de funcionários do seu negócio.

 

5. Crescimento do negócio

 

Com todas as razões citadas acima, fica claro que a última vantagem aqui retratada é a possibilidade de expansão e crescimento de uma empresa que investe em terceirização.

Essa expansão tem o diferencial de não exigir nenhum grande investimento para funcionar, sendo assim algo simples de implementar, mas com potencial para gerar ótimos resultados.

 

crescimento do negócio

 

Conclusão

 

Se você chegou até aqui, certamente já está convencido que investir em terceirização é uma ótima estratégia para o crescimento de uma empresa.

Com o parceiro certo, etapas definidas e um investimento relativamente baixo, sua empresa vai gerar economia e, ao mesmo tempo, aumentar a margem de lucro, podendo produzir mais investindo menos, tornando-se mais competitiva e eficiente.

Se gostou desse conteúdo fique a vontade para assinar nossa newsletter e receber mais textos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Materiais Gratuítos

Confira nossos materiais gratuitos disponíveis para te ajudar na gestão de terceiros.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail

Quer se tornar um especialista.

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail