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Prestador de serviços: dicas para se destacar da concorrência

Você é prestador de serviços? Saiba que o mercado de profissionais informais e autônomos está em constante crescimento, especialmente na área de prestação de serviço.  

Com o aumento no uso da tecnologia, o processo de captação de novos clientes foi facilitado. No entanto, para conseguir expandir e alcançar um público maior, é preciso ter um diferencial competitivo.  

Ainda mais que a concorrência em todos os setores tem se tornado cada vez mais acirrada. Logo, é importante oferecer sempre algo a mais ao seu público, começando pela qualidade do serviço e o atendimento eficiente.  

Mesmo sendo óbvio, às vezes para muitos profissionais autônomos acabam tendo dificuldades de colocar em prática. Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar.  

Neste artigo, você vai aprender mais sobre como se destacar como prestador de serviços e também regularizar a sua atividade. Boa leitura! 

 

O que é um prestador de serviços? 

 

O prestador de serviço é um profissional que trabalha sem vínculo empregatício. Por isso, as suas obrigações bem como direitos não estão baseadas na CLT. A prestação de serviços pode acontecer por trabalho eventual (freelancer) ou então por contratação do trabalhador autônomo. 

Isso faz com que valores relativos ao serviço prestado, formato e prazo para a execução possam ser negociados livremente entre o profissional e a empresa que o contrata. No entanto, tais condições precisam estar registradas em um dos tipos de contrato de prestação de serviços disponíveis. 

O documento trará segurança tanto para o prestador de serviços quanto para a empresa, tendo em vista que as obrigações e direitos de cada uma das partes foram acordados previamente. Além do contrato, o profissional deve registrar as tarefas executadas por meio de declaração e também do recibo de prestação de serviços.  

Cabe destacar que o prestador de serviços pode ser pessoa física ou jurídica. No caso dessa última modalidade, os benefícios incluem a facilidade de emissão de nota fiscal.  

Qual a diferença entre prestador de serviço, autônomo e profissional liberal? 

 

É comum que as nomenclaturas sejam confundidas, mas existem diferenças entre elas, as quais conheceremos melhor a seguir!  

 

Prestador de serviço 

 

O prestador de serviços executa as suas atividades sem ter qualquer tipo de vínculo empregatício. Isso quer dizer que, ao contrário dos empregados fixos, a relação profissional com a empresa não está pautada na CLT. 

A principal característica do prestador de serviços é a sua atuação como empresa. Sendo assim, o profissional precisa ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e fazer a emissão de notas fiscais referentes aos serviços prestados. 

Por não seguir as determinações da CLT, o próprio prestador tem a obrigação de pagar impostos e contribuir para o INSS. Logo, a empresa que o contrata paga apenas pelo serviço prestado, o contratante remunera o profissional somente pelo serviço prestado, sem nenhum outro tipo de obrigação. 

 

Autônomo 

 

O autônomo, assim como o prestador de serviços, não tem vínculo empregatício com a empresa. Logo, a pessoa que optar por atuar dessa forma é economicamente independente e executa suas atividades com mais liberdade. 

A diferença entre o autônomo e o prestador de serviços é que o primeiro não necessita de nenhum certificado, qualificação ou CNPJ ativo para executar o seu trabalho. 

Profissional liberal 

 

Por sua vez, temos o profissional liberal. Ele pode ter vínculo empregatício com uma ou mais organizações. Isso significa que ele poderá ter a carteira assinada e, com isso, cumprir com as obrigações de um empregado, além de ter direito aos benefícios da lei.  

Outra característica importante do profissional liberal é que ele precisa ser qualificado formalmente para exercer as suas atividades. Dessa maneira, são representados pelos conselhos profissionais de que fazem parte, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), entre outros.  

 

 

Qual a importância de um contrato de prestação de serviços? 

 

Ter um documento oficial para garantir o cumprimento do acordo é essencial. Nesse caso, ele é o contrato de prestação de serviço, que serve para formalizar a parceria entre o contratante e o contratado.  

Por meio desse contrato são definidos pontos importantes, como: prazo, valor do serviço, o que é contemplado na contratação, direitos e deveres das partes, rescisão e multa, bem como as consequências caso uma delas não cumpra com o combinado.  

Além desses pontos, é preciso destacar que a importância do contrato de prestação de serviços é um instrumento que determina cláusulas importantes para o prestador. Ele tem a responsabilidade de seguir regulamentos e obrigações, caso contrário, pode levar a uma violação que leva a uma ação legal.  

 

Como me destacar como prestador de serviços?  

 

Para atuar profissionalmente como prestador de serviços é importante ter habilidades a fim de garantir uma boa experiência junto do contratante. Quer se destacar da concorrência? Confira as dicas a seguir!  

 

1. Faça um planejamento 

 

Um profissional que presta serviços e deseja se destacar precisa se planejar. O planejamento ajuda a focar nas questões que são de fato importantes, fazendo com que as atividades sejam feitas de maneira mais eficiente.  

Além disso, planejar significa criar estratégias, definir metas e pensar no trabalho como um todo. Sendo assim, busque determinar onde você quer estar daqui há alguns anos, quais os próximos passos para melhorar o portfólio de serviços, analise o mercado de concorrentes e determine as próximas qualificações.  

2. Invista em especialização 

 

Como todo ser humano precisamos buscar conhecimento para adquirir certas habilidades, então não seria diferente para o mercado de prestação de serviço, que precisa aperfeiçoar, por exemplo, a autogestão e a comunicação. Assim, você tem as competências necessárias para atuar no mercado. Mas lembre-se de que esse é um um processo constante, afinal, você quer se tornar um especialista na sua área. 

Seu trabalho será valorizado pelo seu público, pois um especialista no assunto se destaca aos demais profissionais que não estão ao mesmo nível. Outro ponto, um especialista também tende a ganhar mais. 

Ao se especializar, o prestador de serviços também pode abranger áreas próximas ou não da sua qualificação inicial. Isso serve especialmente, caso você queira atuar em diferentes setores. A procura por um curso também é um método eficaz para aumentar as suas opções profissionais e de carreira. 

3. Saiba fazer precificação  

 

A escolha dos seus preços é um dos fatores para construir o diferencial competitivo. Mas, algumas pessoas têm dificuldades para fazer isso de uma forma correta. 

Ninguém trabalha de graça, não é mesmo? Você deve considerar todas suas despesas e o lucro que pretende ganhar com cada serviço prestado. Além disso, quando um prestador de serviço cobra muito pouco, os clientes maiores podem interpretar que seu serviço não seja de qualidade. Então, valorize seu próprio trabalho que você é o especialista. 

Ainda pensando em precificação, é importante oferecer aos clientes diferentes possibilidades de pagamento, como cartão de crédito, débito e PIX. Essa estratégia é uma ótima maneira de evitar desistências em relação aos serviços. 

4. Fique de olho na concorrência 

 

Já dizia o ditado “Um olho no peixe e outro no gato”. Portanto, sempre fique de olho na concorrência, pois com isso você aprenderá como evoluir e se destacar no mercado. Analise todos os detalhes, em relação a preço, qualidade do serviço, tempo de atendimento e você se prepare para estar sempre um passo à frente. 

Essa tarefa também ajuda você a ter certeza de que as práticas utilizadas não estão obsoletas em relação ao mercado. Isso inclusive o ajudará a focar em ações para ser cada vez mais competitivo. 

 

 

 

5. Esteja nos canais certos 

 

Para um prestador de serviços que deseja ter um diferencial competitivo a divulgação do seu serviço é fundamental. Então, entenda sua audiência e esteja presente nos canais certos para alcançá-los. 

Aproveite as redes sociais, tenha um site, se cadastre em aplicativos de prestação de serviços, participe de avaliações, entre outros. Filtre quais canais utilizar, pois não há motivo para estar presente onde seu público não está. 

 

6. Ofereça um bom atendimento 

 

Cumprir os prazos preestabelecidos, bem como garantir a qualidade do serviço são fundamentais para se tornar referência como prestador de serviços. Claro, que a qualidade do trabalho importa, mas não deixe de investir na experiência de relacionamento com o contratante. 

Portanto, ofereça disponibilidade, saiba como se comunicar bem, trazendo segurança para o cliente. Assim, ele vai saber que quando precisar entrar em contato com você existirá boa disponibilidade dentro do combinado.  

Para melhorar cada vez mais, não se esqueça de pedir feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. Dessa maneira, você saberá se está no caminho certo ou mesmo se existem pontos de melhorias que precisam ser levados em conta.  

 

7. Preze pela transparência 

 

A transparência é essencial para todo prestador de serviços. Você precisa mostrar para aquele que o contratou como poderá ajudá-lo. Dessa maneira, é possível alcançar bons resultados e fidelizar os clientes. 

Mas lembre-se: não adianta oferecer serviços que estão além da sua estrutura ou prometer prazos inviáveis. Analise os serviços a serem oferecidos, quando eles serão entregues e de quais maneiras o trabalho vai ser feito. Deixe claro para o cliente todas essas questões, assim, ambas as partes estarão alinhadas.  

 

8. Tenha parcerias estratégicas 

 

As parcerias são bastante vantajosas para os envolvidos. Enquanto os prestadores de serviços podem vender mais unindo forças, os clientes podem comprar com descontos.  

Ao estabelecer parcerias estratégicas, isso contribuirá para o crescimento das vendas, pois você atrairá o público de outro prestador ou empresa que tem soluções relacionadas àqueles que você oferece. Enfim, ter o nome associado a uma marca reconhecida e confiável aumenta as chances de você ser visto como referência na sua área de prestação de serviços.  

 

9. Não se esqueça do pós-vendas 

 

Muitos profissionais que prestam serviços acreditam que a parceria começa com a contratação e termina com o pagamento do serviço. Isso pode até acontecer, mas se você quer outras oportunidades é válido pensar no pós-vendas.

O pós-vendas é o relacionamento mantido com o cliente após a conclusão da venda. Ou seja, é preciso que exista um suporte para que dúvidas e problemas possam ser solucionados, independentemente do serviço ter sido executado sem pendências. 

O cliente que recebe um atendimento pós-venda se sente mais valorizado e costuma ter uma percepção de qualidade e comprometimento maiores. Com isso, o profissional que prestou o serviço é lembrado como referência, o que aumenta as chances de fechar outros serviços com o mesmo cliente ou ainda ser indicado por ele.  

 

10. Aposte na tecnologia 

 

A tecnologia abre muitas possibilidades para os prestadores de serviços. Podendo aumentar as suas oportunidades de fechar mais contratos. Isso porque você fica mais visível e o cliente poderá entrar em contato a qualquer momento e lugar.

Portanto, aposte em plataformas de marketplace de serviços. Elas conectam prestadores de serviços com aqueles que buscam por seus serviços.  

Claro, que esse é apenas um exemplo, dependendo do tipo de serviço é interessante também contar com softwares e outras ferramentas que facilitem o seu dia a dia e ajudem a executar o seu trabalho da melhor forma. 

Todas essas dicas, você pode aplicar para construir um diferencial competitivo como prestador de serviços e se destacar no mercado. Comece seu planejamento, que terá bons resultados.  

Achou essas dicas interessantes? Então, compartilhe-as em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como elas podem ter ainda mais sucesso em seus trabalhos! 

 

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