Avaliação de fornecedores: 5 dicas infalíveis para uma avaliação bem-sucedida

avaliacao de fornecedores

A avaliação de fornecedores é um processo que requer análise, recursos e capacidade de acompanhar a entrega. Por isso, ter um sistema formalizado para rastrear e avaliar o desempenho de fornecedores é essencial para o bom funcionamento e a lucratividade de qualquer organização.

Além disso, é importante selecionar fornecedores que reflitam seus próprios valores comerciais. Mas para gerenciar sua cadeia de suprimentos adequadamente, você precisa estabelecer critérios sólidos para análise e gestão de fornecedores para garantir que você esteja fazendo escolhas que beneficiem sua empresa.

Se você deseja encontrar um novo fornecedor ou está pesquisando potenciais, nós iremos te ajudar a escolher o certo para o seu negócio. Neste artigo, falamos da importância de avaliar fornecedores, bem como seus benefícios. Além disso, reunimos 5 dicas infalíveis para criar um processo de avaliação. Continue conosco!

 

O que é avaliação de fornecedores?

 

A avaliação de fornecedores é o processo de avaliação e aprovação de potenciais fornecedores por meio de avaliações quantitativas e qualitativas. O objetivo é compilar uma lista dos melhores fornecedores disponíveis. Uma avaliação de fornecedores também examina os fornecedores atuais para medir e monitorar seu desempenho a fim de reduzir custos, mitigar riscos e melhoria contínua.

Em outras palavras, a avaliação de fornecedores significa avaliar se um fornecedor é adequado para o seu negócio ou não. Ao mesmo tempo, também leva em consideração sua base de fornecedores atual para medir seu desempenho e descobrir oportunidades de redução de custos e mitigação de riscos.

Portanto, a avaliação eficaz de fornecedores é um processo holístico que começa com o alinhamento de objetivos, dados e análises com fornecedores de maneira justa e transparente.

 

avaliação de fornecedores

 

Porque a avaliação de fornecedores é importante?

 

Seus relacionamentos com fornecedores são importantes parcerias comerciais. Como em qualquer parceria, é vital pesquisar adequadamente como seu parceiro pode te ajudar ou atrapalhar. No entanto, isso não significa que seus relacionamentos com fornecedores devam ser combativos. De fato, avaliar um fornecedor pode levar a um relacionamento ainda mais forte.

O processo de avaliação de fornecedores pode ser desafiador, mas os benefícios de encontrar fontes de baixo risco de bens e serviços de alta qualidade, além de relacionamentos comerciais de longo prazo mutuamente benéficos, superam os esforços necessários.

Por isso, a avaliação do fornecedor é fundamental para o gerenciamento adequado da cadeia de suprimentos, e uma política de compras forte pode poupar dores de cabeça à sua empresa.

 

Benefícios de realizar uma avaliação de fornecedores

 

Alguns dos benefícios da avaliação de fornecedores são:

 

Mitigação de riscos

 

Ao examinar cuidadosamente os fornecedores, você pode reduzir os fatores de risco regulatórios, contratuais e de segurança associados ao trabalho. A percepção do desempenho do fornecedor e das práticas de negócios ajuda a reduzir o risco de negócios, principalmente devido à crescente dependência das empresas em relação aos principais fornecedores.

 

Melhora no desempenho do fornecedor

 

O objetivo da avaliação do fornecedor deve ser avaliar o desempenho e a melhoria do fornecedor. Embora a simples medição do desempenho tenha um efeito positivo, a avaliação do fornecedor pode ser mais eficaz quando leva a atividades de melhoria contínua que melhoram comprovadamente o desempenho do fornecedor.

Atividades de acompanhamento, como treinamento e desenvolvimento de fornecedores, e ações corretivas para abordar os resultados da avaliação de fornecedores são as melhores maneiras de obter resultados mensuráveis ​​e positivos.

Isso ocorre porque a avaliação de fornecedores motiva os fornecedores a melhorar continuamente suas operações, aumentando a eficiência e sendo mais inovadores. Dito isso, as empresas veem resultados impressionantes quando tomam decisões com base nas metas de desempenho do fornecedor.

 

desempenho de fornecedores

 

Redução de custos

 

A avaliação de fornecedores é um processo significativo para qualquer organização, pois influencia diretamente na qualidade e no custo dos produtos adquiridos. Além disso, um pequeno ganho em custo e qualidade devido à seleção de fornecedores traz benefícios significativos para as organizações.

 

Melhoria na base de fornecimento

 

Avaliar o desempenho do fornecedor ajuda as organizações a definir um padrão e isso, por sua vez, leva a resultados superiores. Além disso, permite que as empresas planejem suas metas e ações de acordo com as capacidades e níveis de desempenho de seus fornecedores.

Ao medir o desempenho do fornecedor, uma empresa pode definir um limite para seus fornecedores que pode gerar resultados de maior qualidade. Dessa forma, as empresas podem desenvolver novos produtos e serviços com base em uma melhor compreensão das capacidades e níveis de desempenho de seus fornecedores.

 

Relacionamentos fortalecidos

 

O gerenciamento eficiente de fornecedores incentiva a comunicação, a colaboração e a lealdade, o que estabelece as bases de relacionamentos de trabalho mutuamente benéficos que beneficiam a todos a longo prazo.

 

relacionamento com fornecedores

 

Melhores resultados de negócios

 

Envolver os principais fornecedores permitirá que você forneça produtos ou serviços de alta qualidade e preços mais competitivos. Assim, você poderá atender melhor seus clientes e aumentar sua fidelidade e vendas.

 

Métodos de avaliação de fornecedores

 

Não existe um método de avaliação de fornecedor único que abranja todas as circunstâncias. Para avaliar fornecedores, leve em consideração sua empresa e a classificação do fornecedor, bem como se o fornecedor é um cliente potencial ou já está sob contrato.

A seguir estão três métodos comuns que você pode usar para conduzir sua avaliação de fornecedor:

 

Matriz de Kraljic

 

A Matriz de Kraljic é um método de avaliação de fornecedores usado para distribuir bens ou serviços dividindo-os em quatro quadrantes ou classes, com base no risco ou complexidade da oferta de mercado e no valor do item adquirido com base no impacto na lucratividade da sua empresa. Além disso, a matriz permite que sua empresa defina as estratégias de compra mais vantajosas e evite gargalos que a impeçam de cumprir suas metas de entrega de produtos ou serviços.

Portanto, use este modelo para maximizar a estabilidade do fornecimento, reduzir custos e mudar a aquisição de uma transação para uma atividade estratégica.

 

Matriz de Kraljic

 

Questionário de avaliação de fornecedores

 

Esta avaliação consiste em uma série de perguntas baseadas em parâmetros como competência, capacidade, flexibilidade, qualidade etc.  com o objetivo de avaliar os fornecedores para garantir um portfólio dos melhores fornecedores.

Por isso, o questionário de avaliação é essencial para monitorar e mensurar o desempenho do fornecedor para que as empresas reduzam o custo associado às atividades, analisem a gestão de riscos e mantenham as possibilidades de melhoria constante na seleção de fornecedores.

 

questionário de avaliação

 

Indicadores de desempenho ou KPIs

 

KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que podemos traduzir como indicadores chave de performance. Na avaliação de fornecedores, KPIs são métricas de negócios implantadas para avaliar o desempenho de fatores específicos e objetivos estratégicos que são cruciais para o sucesso da empresa. Assim, você pode usar KPIs na avaliação de fornecedores para ajudar a avaliar seu desempenho.

 

KPI

 

Processo de Avaliação de Fornecedores

 

Primeiramente, o processo de avaliação de fornecedores começa com a avaliação das necessidades da sua empresa e o desenvolvimento da lista de requisitos a serem discutidos com os fornecedores certos. Depois disso, é elaborado um critério de seleção para avaliar os fornecedores, inclusive decidindo uma forma de pontuar os fornecedores nesses critérios.

Ao avaliar potenciais fornecedores, é realizada uma pesquisa de mercado para identificar um determinado número de fornecedores que participarão do processo de solicitação de cotação. Uma variação da segunda etapa é reunir um grupo limitado de fornecedores e fazer uma lista inicial de licitantes.

Esta lista inclui fornecedores que atendem aos requisitos. Em seguida, um pedido de informação é enviado aos fornecedores da lista para obter mais informações sobre eles. Esse pedido de informação tem como objetivo saber se a empresa está interessada e reunir informações suficientes para fazer uma avaliação aprofundada.

Uma vez recebidas as licitações, os fornecedores são avaliados, envolvendo todos os públicos de interesse da empresa. Ao final, as empresas são premiadas como fornecedoras com base nos resultados e negociações.

 

5 dicas para uma avaliação de fornecedores bem-sucedida

 

Agora que você já conhece os métodos mais comuns e entendeu a importância desse acompanhamento, vamos mostrar 5 dicas práticas e infalíveis para fazer um modelo de avaliação de fornecedores customizado de acordo com as necessidades da sua empresa.

 

1. Estabeleça critérios de avaliação

 

Os critérios de avaliação de fornecedores devem apoiar a missão, a ética e os objetivos de negócios da sua empresa nas áreas de competência técnica e qualidade, custo e integridade financeira, capacidade de comunicação, responsabilidade social e compromissos sustentáveis.

Avaliar fornecedores também envolve revisar os critérios que mais importam para os objetivos da sua empresa. Para realizar essa tarefa de forma eficaz, os gerentes de compras devem criar critérios de pontuação para ajudá-los a avaliar e identificar os fornecedores com os quais fazer negócios e mantê-los na lista de fornecedores aprovados.

 

critérios de avaliação

 

2. Desenvolva sistemas de medição

 

As oportunidades mais vantajosas surgem da boa comunicação entre os resultados esperados e os alcançados. Com base nessa premissa, quando os fornecedores perceberem que você os está monitorando diariamente, eles responderão mais rapidamente a você.

A melhoria do desempenho do fornecedor no longo prazo ocorre por meio de um painel diário claro e fácil de entender, com apenas alguns indicadores-chave de desempenho (KPIs). Em vez de medir vinte coisas diariamente, selecione algumas áreas básicas, como entrega ou qualidade, e exiba-as para todos os fornecedores verem.

Os fornecedores normalmente têm muitos clientes para manter satisfeitos e aquele que comunica seus padrões e os monitora diariamente atrai toda a sua atenção. Com este sistema funcionando, você está no caminho certo para melhorar o desempenho do fornecedor a longo prazo.

 

3. Estabeleça indicadores de desempenho

 

Independentemente das suas necessidades, usar indicadores-chave de desempenho (KPIs) é uma excelente maneira de avaliar fornecedores. Assim como você avaliaria um funcionário, defina os elementos do trabalho de seu fornecedor que são parte integrante de seu relacionamento desde o início.

Com esses critérios, você pode comparar fornecedores em potencial em termos de desempenho para o seu negócio específico. Os KPIs comuns de fornecedores incluem qualidade, capacidade, certificações, produtividade e integridade financeira.

As categorias e perguntas da pesquisa podem incluir o seguinte:

  • Desempenho: O fornecedor atuou de acordo com as especificações?
  • Entrega: As entregas foram pontuais?
  • Faturamento: Como o preço final se compara ao orçamento?
  • Atendimento ao Cliente: Quão bem o fornecedor responde a perguntas ou resolve problemas?

 

indicadores de desempenho

 

4.  Comece pelo processo de qualificação

 

A avaliação deve começar com o processo de qualificação de fornecedores. Esse processo pode ser visto como uma ferramenta de avaliação de risco. Deve fornecer um nível adequado de confiança de que fornecedores são capazes de fornecer qualidade consistente de materiais, componentes e serviços em conformidade com os requisitos regulamentares.

Utilizando esse processo, o setor de compras deve considerar fatores semelhantes aos utilizados no modelo de avaliação de fornecedores. Portanto, verificar a governança e a conformidade antes mesmo de fechar o negócio garantirá dados muito relevantes para uma posterior análise de desempenho.

 

5. Use a tecnologia a seu favor

 

Você precisará de um sistema seguro, simplificado e organizado. Os dados de avaliação podem ser confidenciais e precisam ser armazenados com segurança. O sistema que você usa deve ser simples e permitir a colaboração, abrindo caminho para respostas precisas e oportunas de sua equipe de procurement. Por isso, o software da wehandle se torna um forte aliado.

Se você ainda estiver usando formulários impressos, encaminhando versão após versão de uma planilha do Excel ou perseguindo membros da equipe, considere uma solução segura e inovadora baseada na nuvem. Portanto, use a tecnologia para fazer o melhor uso das informações que você tem.

A utilização de softwares e plataformas de gestão de fornecedores, como a wehandle pode ser um grande diferencial para a qualificação, homologação e avaliação de fornecedores. Sua aplicação torna a coleta de documentos e certidões, conferência de Compliance e gestão de riscos da cadeia de suprimentos um processo mais ágil e eficiente.

 

gestão de fornecedores

 

Conclusão

 

Em um cenário de negócios em rápida mudança, a análise de fornecedores frequente é a única maneira de garantir que você esteja fazendo negócios com a empresa certa. Se um fornecedor não estiver atendendo aos níveis de serviço acordados ou não cumprir o prazo, talvez seja hora de reavaliar o relacionamento.

Obviamente, o melhor cenário é encontrar fornecedores confiáveis ​​com os quais você possa continuar fazendo negócios por anos. Use seus próprios indicadores-chave de desempenho para avaliar e fornecer informações sobre fornecedores atuais e potenciais para determinar se é hora de fazer uma mudança.

Mas se você precisa de um ponto de partida, nosso software de gestão de fornecedores o ajudará a avaliar e homologar fornecedores. A wehandle possui ferramentas essenciais para conferência de documentos e certificados, garantindo a conformidade e a mitigação de riscos. 

Validamos todos os documentos e verificamos se todos os fornecedores estão com as documentações atualizadas. Dessa forma, você pode comparar e entender qual parceiro é mais seguro, evitando os riscos antes da contratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Materiais Gratuítos

Confira nossos materiais gratuitos disponíveis para te ajudar na gestão de terceiros.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail

Quer se tornar um especialista.

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail