Seleção de fornecedores: 10 critérios para avaliar antes de fechar negócio

10 critérios para seleção de fornecedores

A seleção de fornecedores tem grande importância quando se trata da qualidade da cadeia de suprimentos de uma empresa. Essa seleção é o processo pelo qual as empresas identificam, avaliam e contratam novos parceiros de negócio. Sendo assim, esse processo desempenha um papel crucial para o sucesso de qualquer organização.

O principal objetivo da seleção de fornecedores é reduzir o risco de compra, maximizar o valor geral para o comprador e desenvolver relações de proximidade e de longo prazo.

Neste artigo, abordaremos alguns dos fatores mais importantes na condução da seleção de fornecedores, bem como como garantir que as avaliações sejam bem-sucedidas para que você consiga um bom fornecedor.

Veremos também por que esse processo é tão importante e como configurar um sistema eficaz para garantir que você possa obter o máximo de benefícios.

 

Por que a seleção de fornecedores é importante?

 

Primeiramente, uma cadeia de suprimentos robusta é a espinha dorsal de um negócio de sucesso. Independentemente do setor em que você atua, seus fortes relacionamentos com fornecedores são essenciais.

Ter bons fornecedores em sua organização ajuda a minimizar os custos operacionais e agilizar os cronogramas de produção sem prejudicar a qualidade de seus produtos.

Com um processo de seleção de fornecedores eficaz, você pode superar significativamente seus riscos, melhorar a visibilidade em todas as etapas das operações, além disso, pode criar uma vantagem competitiva para seus produtos e serviços.

Com a ajuda de ferramentas de gerenciamento de cadeia de suprimentos orientada por dados e otimização de processos, é muito mais fácil decidir quais fornecedores atendem aos seus padrões exatos de qualidade do produto, prazo de entrega e relevância para suas próprias competências essenciais.

 

seleção de fornecedores

 

10 critérios essenciais para a seleção de fornecedores

 

A seleção de fornecedores precisa ser amplamente orientada por dados. Portanto, este deve ser um processo cuidadosamente estruturado, centrado em indicadores de desempenho quantificáveis, como tempo de entrega, custos de produção e níveis de estoque.

Embora a seleção de fornecedores possa ser baseada em vários fatores, há várias considerações que toda empresa deve abordar, independentemente do setor específico. Para encontrar os corretos, as empresas precisam considerar vários critérios que veremos a seguir:

 

1. Histórico da empresa

 

De muitas maneiras, contratar um fornecedor é como contratar um funcionário. A maioria das pessoas não contrataria alguém sem verificar o currículo, não é verdade? E você não deve cometer esse erro ao selecionar um fornecedor.

Por isso, a avaliação do histórico sem dúvida é um dos critérios de seleção mais importantes, pois fornece informações de desempenho baseadas em fatos facilmente verificáveis. Fatores como tempo de mercado, desempenho financeiro e evolução, por exemplo, são alguns pontos que devem ser observados.

 

2. Reputação

 

Um dos erros mais comuns na hora de selecionar fornecedores é não pesquisar a fundo sobre eles. A análise da reputação do fornecedor é fundamental na hora de decidir se deve ou não contratá-lo e, para descobrir, nada melhor do que observar a satisfação dos clientes que já atende.

Como o mercado enxerga esse fornecedor? Tente entender melhor a trajetória do seu futuro parceiro. Veja se a empresa está de acordo com as normas legais, fiscais e técnicas, entre outras importantes avaliações públicas. Dessa forma, você evita os riscos reputacionais para a sua empresa.

 

seleção e reputação de fornecedores

 

3. Custo-benefício

 

Uma consideração importante na escolha de um fornecedor pode ser o preço. No entanto, fornecedores baratos nem sempre representam a melhor relação custo-benefício.

Se você deseja confiabilidade e qualidade de seus fornecedores, terá que decidir quanto está disposto a pagar por seus suprimentos. É importante encontrar um equilíbrio entre custo, confiabilidade, qualidade e serviço.

 

4. Qualidade

 

O termo qualidade significa habilidade e disposição do fornecedor em atender às demandas da contratante. A qualidade de seus suprimentos precisa ser consistente, caso contrário, seus clientes irão associar a baixa qualidade a você, não a seus fornecedores.

Da mesma forma, se o seu fornecedor o decepcionar com uma entrega atrasada ou suprimentos defeituosos, você pode decepcionar seus clientes.

qualidade de fornecedores

5. Flexibilidade

 

Todas as empresas precisam alterar seus pedidos às vezes – se o seu fornecedor o penalizar fortemente por fazer isso – talvez eles não sejam a empresa certa para você.

Fornecedores flexíveis ajudam você a responder rapidamente às mudanças nas demandas dos clientes e emergências repentinas.

Se você quiser reduzir o tempo que leva para atender seus clientes, os fornecedores que oferecem um serviço de entrega rápida terão uma classificação mais alta do que aqueles que competem em outros fatores – por exemplo, apenas no preço.

 

6. Comunicação

 

A comunicação é importante para garantir uma boa relação de trabalho com o seu fornecedor. Desde o briefing inicial, passando pelo feedback contínuo e reuniões de rotina, seu fornecedor deve se comunicar aberta e regularmente.

A empresa é comprometida com a comunicação e a colaboração? Que planos têm em prática para a comunicação durante as crises? Faça essas perguntas.

 

comunicação com fornecedores

 

7. Saúde financeira

 

Uma avaliação da condição financeira de um parceiro em potencial geralmente ocorre durante o processo de seleção. É indispensável avaliar os diferentes índices financeiros que determinam se um fornecedor pode investir em recursos, pagar seus funcionários e continuar a cumprir suas obrigações financeiras.

Esses elementos são importantes para determinar se o fornecedor continuará sendo uma fonte confiável de fornecimento. Por isso, sempre vale a pena garantir que seu fornecedor tenha um fluxo de caixa forte. Além disso, uma verificação de crédito ajudará a garantir que eles estejam sempre prontos quando você mais precisar deles.

 

8. Produtividade

 

Toda seleção de fornecedores deve avaliar minuciosamente a capacidade produtiva e as limitações do fornecedor. Afinal, um fornecedor que não consegue escalar a produção em resposta aos seus ciclos de produção não se sairá bem.

O tempo para obter suprimentos deve ser menor para que haja uma entrega rápida da mercadoria. Avalie o nível de produção que o fornecedor tem à sua disposição e compare os números produzidos com os pedidos projetados. Assim, você aumenta a probabilidade de que toda a demanda seja entregue e que a operação não sofra com atrasos.

 

produtividade

9. Logística e localização

 

A localização é outro fator importante na seleção de fornecedores, pois impacta no tempo de entrega, transporte e custos logísticos. Ter um fornecedor próximo e que tenha um estoque local pode facilitar bastante, principalmente se você tiver uma demanda fora do planejado e precisar de fornecimento com muita rapidez.

Porém, como nem sempre isso é possível (às vezes sua empresa precisa de um produto muito específico que precisa ser importado de outras cidades, estados e até países), um ponto muito importante de se observar é a logística.

Existem vários fatores que podem alterar o custo e tempo de entrega, então coloque na ponta do lápis: Qual será a forma de entrega? O fornecedor tem frota própria ou usa transportadora terceirizada? Qual será a tributação em cima da importação?

 

10. Riscos

 

Toda empresa enfrenta alguns riscos, mas seus fornecedores devem trabalhar ativamente para minimizá-los em toda a cadeia de suprimentos. A revisão de métricas de desempenho, como atrasos gerais, tempo médio de resposta e ações corretivas, pode ajudá-lo a desenvolver uma avaliação quantitativa confiável dos riscos apresentados por um determinado fornecedor.

 

gestão de riscos

Como funciona o processo de seleção de fornecedores?

 

A seleção de fornecedores é considerada a etapa final do processo de homologação e deve fazer parte das atividades de aquisição da área de compra, não apenas um procedimento reservado para a verificação de novos fornecedores.

Afinal, um forte sistema de seleção de fornecedores avaliará regularmente os fornecedores, usando classificações dentro dessas categorias para determinar onde estão as áreas de fornecimento fortes e fracas.

O objetivo final do processo é rastrear a consistência do desempenho do fornecedor de uma forma que seja incorporada ao processo de compra.

Portanto, o desempenho do fornecedor deve incluir critérios claros direcionados às prioridades da empresa, incluindo critérios de alerta para mostrar quando um fornecedor não cumpre os padrões.

 

Simplifique a seleção de fornecedores com a wehandle

 

Por fim, o processo de seleção de fornecedores envolve muito mais do que escanear uma série de listas de preços. A forma como você avalia a importância desses diferentes fatores será baseada nas prioridades e na estratégia do seu negócio.

Os critérios acima permitem que você faça uma avaliação detalhada e encontre os melhores fornecedores. No entanto, para comparar os resultados, você precisará de ferramentas apropriadas. Se você tiver centenas de fornecedores, seria quase impossível realizar a seleção de fornecedores em uma planilha do Excel.

É aqui que um software de gestão de fornecedores como a wehandle pode ajudar. Nossa plataforma permite que você avalie facilmente fornecedores de forma simples e sem burocracia. A wehandle oferece um conjunto de ferramentas de homologação e outras soluções como validação de documentos, além de conectar clientes e fornecedores de maneira rápida e segura. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Materiais Gratuítos

Confira nossos materiais gratuitos disponíveis para te ajudar na gestão de terceiros.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail

Quer se tornar um especialista.

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail