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Contratação de prestação de serviços: 6 pontos para avaliar

Precisa fazer a contratação de prestação de serviços, mas não sabe por onde começar? Foi pensando justamente nisso que fizemos este conteúdo, para te ajudar nessa importante tarefa. 

Afinal de contas, você precisa ter bons colaboradores na sua equipe e, muitas vezes, precisa de alguém com um conhecimento bem específico e para uma demanda pontual. Para isso, é essencial que você saiba como contratar uma prestadora de serviços da melhor forma possível.  

Ao fazer uma contratação de prestação de serviços, você consegue reduzir o custo do seu empreendimento e ainda tem um profissional bem capacitado. Porém, se você não escolher a prestadora da forma correta, pode ter muita dor de cabeça. 

Neste conteúdo, vamos te ajudar a fazer a melhor escolha e indicar quais são os principais pontos que devem ser levados em conta nesse momento. É melhor escolher olhando preço? Qualidade? Agilidade no serviço? Vamos esclarecer todas as dúvidas e muito mais. Acompanhe. 

 

O que caracteriza uma empresa prestadora de serviços?


Antes de qualquer coisa, é preciso entender bem o que é uma prestadora de serviços e identificá-la no mercado, dentre tantos outros tipos de negócios. 

São empresas que possuem diversos profissionais contratados por meio de CLT, muitas vezes de diversos nichos, e que podem ser terceirizados para outras empresas. Vamos dar um exemplo para ficar mais claro. 

Digamos que você tenha uma agência de marketing e esteja precisando de um designer com um conhecimento específico para um projeto (campanha). Em vez de fazer uma busca exaustiva e com um alto custo por meio de um processo de recrutamento e seleção e pagar todos os custos de contratar mais um funcionário, você pode encontrar esse profissional por meio de uma terceirizada, ou seja, por meio de uma prestadora de serviço. 

O designer em questão tem vínculo empregatício firmado com a prestadora e sua empresa contrata a empresa prestadora de serviço e não diretamente o designer. Sendo assim, caso esse profissional falte por alguns dias, por exemplo, a prestadora precisa enviar outro profissional. 

Por tudo isso, fica claro que é muito melhor em diversas situações terceirizar a produção por meio da contratação de prestação de serviços do que contratar alguém diretamente. 

 

Por que fazer a contratação de prestação de serviços?


Essa é uma pergunta simples de responder. Ao contratar uma prestadora de serviços você elimina boa parte da burocracia, além de não ter um grande custo de tempo e dinheiro com um processo de recrutamento e seleção extenso.  

Além disso, os profissionais, muitas vezes, são treinados pela prestadora de serviços. Isso implica em menos trabalho para a equipe de gestão da empresa, já que não precisa lidar com tantos funcionários e processos internos.  

E as chances de você encontrar um profissional com as habilidades e a expertise que precisa é muito mais fácil por meio de uma prestadora de serviços. 

 

Quais fatores analisar ao fazer a contratação de prestação de serviços? 

 

 

1) Experiência e especialização

 

Da mesma forma que você precisa de um profissional que tenha um determinado nível de experiência e que seja especialista no trabalho que faz, é importante que a prestadora de serviços também tenha experiência e uma certa reputação no mercado. 

É de grande importância que você confie e sinta segurança nela, afinal de contas, a sua empresa é responsável judicialmente pelos profissionais, ainda que terceirizados. É uma responsabilidade subsidiária, mas ainda assim, ela existe. 

 

2) Qualidade do trabalho e garantias

 

Um dos principais pontos na hora de avaliar uma empresa prestadora de serviços é se ela consegue oferecer qualidade naquilo que se propõe. E, se tratando de uma terceirizada, o bom atendimento é essencial. 

Por exemplo, se um dos terceirizados falta ao serviço, você precisa, imediatamente, de outro profissional para cobrir a escala do que faltou. 

A responsabilidade de providenciar “tampar esse furo” é da prestadora de serviços. Então, é importante que ela não só consiga fazer isso em um tempo razoável, como também precisa ter um outro profissional à disposição que tenha as mesmas habilidades que o que faltou. 

E falando em garantias, é essencial que ela esteja estabelecida em contrato. Usando esse mesmo exemplo do profissional que faltou ao serviço, é essencial que no contrato tenha detalhado em quanto tempo a prestadora de serviços precisa substituir o funcionário.

 

3) Comunicação e transparência 

 

É fundamental a comunicação entre a tomadora e a prestadora de serviços. Afinal de contas, ela será sua parceira de negócios e, além de ter tudo em contrato, é essencial que vocês consigam se comunicar com clareza. 

É a comunicação do dia a dia que vai fazer com que todos se entendam da melhor forma possível e assim, o trabalho poderá ser feito com maior qualidade e dentro do prazo estipulado. 

Há diversas barreiras quando se trata da comunicação, por isso, é importante estabelecer, desde antes, como será feita essa comunicação, por quais meios, quem será o responsável por essa intermediação, entre outros aspectos. 

Isso também é um fator que está ligado diretamente à transparência do negócio. Quanto maior a clareza na comunicação, mais transparente é a negociação e mais confiança e credibilidade gera. 

Veja também: Como fortalecer o relacionamento com os fornecedores? 

 

4) Preço e orçamento

 

Por mais que não seja o principal, afinal de contas, a qualidade do serviço, muitas vezes, é o mais importante, saber se o valor cobrado pela prestadora de serviço cabe no seu orçamento é fundamental. 

Afinal de contas, qualquer negócio tem uma estimativa de gastos para a contratação de um serviço e portanto, o valor acordado não deve ultrapassar esse teto. 

Ao fazer a contratação de prestação de serviço, sempre deixe uma margem para negociação, ou seja, o primeiro valor nunca deve ser o teto. Lembrando que o investimento deve ser compatível também com o nível de experiência do profissional. 

 

5) Cultura 

 

Poucas pessoas se atentam a isso na hora de pesquisar por uma empresa de prestação de serviços, mas é essencial que esse ponto seja avaliado. 

É importante que a empresa contratada tenha uma cultura minimamente parecida com a do seu negócio. É um sinal de que, provavelmente, os funcionários contratados por ela — e que vão em algum momento fazer parte da sua equipe — entendam essa cultura desde o início.

 

 

6) Documentação e legislação

 

Esse é um fator que, quando não é analisado, costuma dar bastante dor de cabeça para o tomador de serviços, inclusive, problemas na Justiça do Trabalho. 

Digamos que você terceirizou um profissional por meio da prestadora de serviços, porém, a documentação dele não está de acordo com a legislação trabalhista. Ele não recebe hora extra, as férias estão acumuladas e o FGTS não está sendo depositado. 

Mas o que você tem a ver com isso? Afinal de contas, o vínculo trabalhista não é com o seu negócio.  

Acontece que, caso esse funcionário ingresse na justiça contra a prestadora de serviços e esta não pague os direitos estabelecidos pelo juiz, a sua empresa deverá pagar. A lei precisa, acima de qualquer coisa, garantir o direito do trabalhador, pois costuma ser a parte mais fraca da relação. 

E a melhor maneira de evitar esse tipo de problema é analisando a documentação de todos os funcionários que você contratar por meio da prestadora, inclusive, a documentação da própria prestadora. 

Confira: Como otimizar a avaliação de documentos de terceiros. 

 

Isso costuma ser algo bastante trabalhoso e, em muitos casos, é preciso designar uma equipe apenas para essa finalidade, especialmente se você precisa de muitos profissionais terceirizados. 

Uma boa alternativa é fazer a contratação da prestação de serviços por meio de uma empresa que já tenha essas empresas cadastradas em um banco de dados. Que já tenha toda a documentação verificada e que você sabe que pode confiar. É justamente isso que a Wehandle faz e assim, você encontra a prestadora que precisa com menor custo de tempo e dinheiro. 

Quer entender melhor como funcionam os nossos serviços e como podemos ajudar a sua empresa? Então, acesse o nosso site e entre em contato com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas! 

 

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