Proteger a vida dos colaboradores no ambiente de trabalho é uma das premissas básicas quando se trata do cuidado com pessoas no mundo corporativo. Diante disso, uma série de regras são estabelecidas para garantir a segurança no trabalho.
O treinamento de brigada de incêndio é dessas obrigações. Além de proteger a vida dos colaboradores, clientes e terceiros, ele assegura a existência do patrimônio de uma empresa contra as tragédias causadas pelo fogo.
Neste artigo, vamos explicar melhor sobre esse tema!
O que é o treinamento de brigada de incêndio?
O treinamento de brigada de incêndio é um processo educativo e prático destinado a preparar um grupo de pessoas para atuar em situações de emergência relacionadas a incêndios. Este treinamento é fundamental para empresas, indústrias, instituições de ensino e outros ambientes onde a segurança contra incêndios é crítica.
O curso de brigada deve ser ministrado por profissional capacitado, podendo ser Bombeiro Militar ou Engenheiro Técnico de Segurança do Trabalho. No curso serão trabalhados pontos como:
- orientar as pessoas presentes em locais de risco;
- identificar situações de emergência;
- acionar o alarme de incêndio;
- contatar o Corpo de Bombeiros;
- executar os primeiros socorros.
Leia também: Fiscalização trabalhista: importância da garantia de direitos
Qual a importância da brigada de incêndio?
Contar com uma brigada de incêndio em uma empresa é de extrema importância por várias razões que abrangem: a segurança dos funcionários, a proteção do patrimônio, o cumprimento das regulamentações legais e a preservação do meio ambiente.
Por exemplo, em caso de incêndio, a brigada de incêndio atua como a primeira linha de defesa, respondendo rapidamente para controlar a situação antes da chegada dos bombeiros.
Por serem treinados em procedimentos de evacuação, os membros da brigada garantem que todos os ocupantes sejam evacuados de maneira segura e eficiente, minimizando o pânico e o caos. Além disso, eles são capacitados em primeiros socorros, podendo atender vítimas até a chegada de profissionais de saúde, o que pode ser determinante em situações de emergência.
Qual a duração do treinamento?
A duração do tempo de treinamento de brigada de incêndio vai depender de alguns fatores, como: número de pessoas na edificação, tipo de ocupação e grau de risco que a empresa está classificada. Logo, podemos dividir em três níveis:
- básico: com duração mínima de 4 horas, nesse nível, o treinamento é realizado na própria empresa. Serve para edificações menores e com baixo risco.
- intermediário: com duração mínima de 8 horas. Este treinamento é feito em campo específico para esta atividade. Ele é realizado em locais com risco médio, como casas noturnas e depósitos com risco médio de incêndio.
- avançado: com duração mínima de 24 horas. Assim como no intermediário, o treinamento avançado também é feito em campo específico para esta atividade. Servem para áreas com alto risco, como depósitos de explosivos e líquidos inflamáveis, por exemplo.
A validade do treinamento completo de cada brigadista é de no máximo 12 meses.
Leia também: Qual a diferença entre adicional de insalubridade e periculosidade?
Como é composta a equipe de brigada de incêndio?
Existem alguns pré-requisitos mínimos, estabelecidos por lei, para que uma pessoa possa atuar como brigadista na edificação em que trabalha.
A pessoa deve ser maior de 18 anos, alfabetizada, estar em boas condições físicas e de saúde e ter um bom conhecimento das instalações da edificação. Além disso, é preferível selecionar colaboradores das áreas de elétrica, hidráulica e manutenção geral.
Sobre a composição, ela está organizada da seguinte maneira:
Brigadistas: são os membros capacitados para realizar a prevenção e o combate a incêndios, prestar primeiros socorros, avaliar riscos, elaborar relatórios, orientar pessoas, acionar o corpo de bombeiros e outras ações visando a proteção de todos os envolvidos.
Líder: responsável pela coordenação e execução das ações de emergência em um pavimento ou setor específico. Deve ser escolhido por meio de um processo seletivo dentre os brigadistas.
Chefe: também chamado de chefe de turno ou de edificação, é o brigadista responsável pela coordenação e execução das ações de emergência em uma edificação específica. Deve ser escolhido por meio de um processo seletivo dentre os brigadistas.
Coordenador Geral: responsável por coordenar e executar todas as ações de emergência em todas as edificações da planta. Deve ser uma pessoa com capacidade de liderança e apoio da direção da empresa. Em caso de ausência, o plano de emergência deve prever um substituto igualmente capacitado.
Quais empresas são obrigadas a contar com uma brigada de incêndio?
A regra é que apenas as empresas que têm 20 funcionários ou mais são obrigadas a terem uma brigada de incêndio. Por esse motivo, o ideal é que seja consultada as Normas Técnicas (NTs) ou as Instruções Técnicas (ITs) dos Bombeiros para entender quais são as regras em vigor.
Como funciona o treinamento de brigada de incêndio?
O treinamento de brigada de incêndio é um processo estruturado que visa capacitar os membros da brigada para responder eficazmente a situações de emergência relacionadas a incêndios. Geralmente, eles são divididos em duas etapas e o conteúdo gira em torno dos seguintes temas:
Teoria
- Teoria do fogo: compreensão dos elementos que compõem o fogo (triângulo do fogo: calor, combustível e oxigênio) e os métodos de extinção.
- Tipos de incêndios: classificação dos incêndios (Classe A, B, C, D e K) e os meios específicos de combate para cada tipo.
- Equipamentos de combate a incêndio: conhecimento sobre diferentes tipos de extintores, hidrantes, mangueiras, e sistemas de alarme e detecção de incêndio.
- Procedimentos de evacuação: planejamento de rotas de fuga, pontos de encontro e métodos para garantir uma evacuação segura e ordenada.
- Primeiros socorros: noções básicas de atendimento a vítimas, incluindo tratamento de queimaduras, reanimação cardiopulmonar (RCP) e controle de hemorragias.
Prática
- Uso de extintores: prática de como manusear e utilizar diferentes tipos de extintores.
- Combate simulado a incêndios: exercícios simulados de combate a incêndios, onde os brigadistas aplicam técnicas aprendidas em cenários controlados.
- Exercícios de evacuação: Simulações de evacuação para testar e melhorar a resposta a emergências, incluindo a coordenação de evacuações em tempo real.
- Primeiros socorros práticos: Sessões práticas de primeiros socorros para desenvolver habilidades de atendimento em emergências.
Benefícios do treinamento de brigada de incêndio
Confira as vantagens de fazer um treinamento de brigada de incêndio adequado:
Segurança dos trabalhadores
O treinamento capacita os brigadistas a identificar e mitigar riscos de incêndio antes que eles se tornem perigos reais, reduzindo a probabilidade de incidentes.
Além disso, a prática de exercícios de evacuação garante que todos os funcionários saibam como evacuar o prédio de maneira segura e ordenada em caso de emergência.
Proteção do patrimônio
A ação rápida e bem coordenada da brigada de incêndio pode limitar a propagação do fogo, reduzindo significativamente os danos à infraestrutura e aos ativos da empresa.
Consequentemente, o controle rápido de um incêndio ajuda a evitar longos períodos de interrupção nas operações da empresa, garantindo que os negócios possam continuar sem grandes problemas.
Conformidade legal
Muitas jurisdições exigem que as empresas tenham brigadas de incêndio treinadas. Estar em conformidade com essas exigências ajuda a evitar multas e sanções.
Por sua vez, a presença de uma brigada de incêndio bem treinada demonstra compromisso com a segurança, facilitando auditorias e inspeções de órgãos reguladores.
Responsabilidade social e ambiental
Proteger vidas humanas e garantir um ambiente de trabalho seguro demonstra a responsabilidade social da empresa para com seus funcionários e a comunidade em geral.
Cabe ainda destacar, que a resposta rápida a incêndios pode evitar a liberação de substâncias tóxicas e a poluição do meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade.
O treinamento de brigada de incêndio é uma medida indispensável para garantir a segurança dos colaboradores, proteger o patrimônio da empresa e cumprir as exigências legais.
Além de preparar os funcionários para responder rapidamente a emergências, o treinamento promove um ambiente de trabalho mais seguro e demonstra a responsabilidade social da empresa. Implementar e manter uma brigada de incêndio bem treinada é um investimento valioso na proteção da vida, dos bens e do meio ambiente.
Já que estamos falando sobre cuidados dentro das empresas, não deixe de ler o nosso artigo: O que é e como fazer a gestão da segurança do trabalho!