Segurança e Saúde no Trabalho: reduza os riscos com a Gestão de Terceiros

banner sst reduza os riscos com a gestao de terceiros

Segurança e Saúde no Trabalho também são questões importantes para empresas que dependem de terceiros e têm a preocupação de reduzir riscos. Pois a responsabilidade de garantir a segurança e a saúde no local de trabalho é da empresa tomadora.

Por isso, a gestão de terceiros e estratégias de monitoramento devem evoluir, não apenas para garantir que os terceiros estejam atuando de forma eficaz e em conformidade com seus contratos, mas também para proteger a saúde de todos os trabalhadores.

Sendo assim, este artigo tem como objetivo estabelecer a importância da Segurança e Saúde no Trabalho sob a perspectiva da gestão de terceiros e por que uma empresa deve priorizar o bem-estar de seus trabalhadores acima de tudo para reduzir riscos.

Além disso, você vai entender qual é a melhor solução disponível no mercado para gerir seus terceiros, e consequentemente, mitigar riscos de maneira eficaz.

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

 

Por que a Segurança e Saúde no Trabalho são importantes?

 

Manter a Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é crucial para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor. Sem as medidas adequadas de segurança no local de trabalho, uma empresa coloca seus colaboradores, reputação da marca e finanças em risco.

Portanto, proporcionar um local de trabalho seguro e saudável deve ser um objetivo importante para todas as organizações. Embora isso possa implicar custos significativos, é considerado um investimento. Afinal, uma empresa com alto padrão segurança terá grandes benefícios ao longo do tempo.

Uma forte cultura de segurança e saúde no trabalho pode ajudar a prevenir acidentes, doenças e fatalidades. Além disso, pode melhorar a situação financeira e a reputação do negócio, pois a empresa não precisará se preocupar com custos de multas ou passivos trabalhistas.

Em outras palavras, as medidas de SST são importantes não apenas para ajudar a proteger os trabalhadores, mas também para ajudar a construir negócios de sucesso e economias sustentáveis. E quando se trata de terceiros, a situação não é diferente.

 

segurança e saúde no trabalho

 

Qual a importância da SST na Gestão de Terceiros?

 

Existem muitas vantagens e desvantagens na terceirização. Por um lado, é uma grande chance de delegar demandas secundárias para aliviar a carga das equipes internas e reduzir custos. Por outro lado, a prática também leva a uma série de riscos, que precisam ser adequadamente mitigados com a gestão de terceiros.

Embora seja moralmente correto garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores, ainda existem empresas que negligenciam a Segurança e Saúde no Trabalho quando se trata de terceiros.

No entanto, quando uma empresa possui vínculo com trabalhadores terceirizados, é necessário que a SST se concentre na prevenção de acidentes de trabalho e que a organização trate-os como qualquer outro colaborador.

Sendo assim, as práticas preventivas, além de cuidar da saúde e segurança, garantem o cumprimento dos requisitos legais e criam mecanismos de redução de riscos compartilhados entre todas as partes envolvidas nesse tipo de contratação.

Ao adotar medidas de SST, você reduz as ausências, garantindo que seu local de trabalho seja mais eficiente e produtivo. Além disso, pesquisas mostram que os trabalhadores são mais produtivos em locais de trabalho comprometidos com a segurança e a saúde.

Reduzir o tempo de inatividade causado por doenças e acidentes significa menos interrupções, e consequentemente, economiza dinheiro. Pois violações legais podem resultar em passivos trabalhistas e multas, sem falar nos danos secundários, como danos à reputação e imagem da empresa.

Portanto, independentemente do período de contratação, a empresa tomadora de serviços deve verificar a documentação para garantir que os fornecedores estejam cumprindo os requisitos previstos na SST e nas Normas Regulamentadoras.

 

segurança do trabalho

 

Reduza os riscos com a Gestão de Terceiros

 

Pode ser muito caro e difícil lidar com um incidente de terceiros, e as consequências podem incluir ações regulatórias, danos à reputação e perda de receita. Por isso, os terceiros precisam ser cuidadosamente gerenciados com avaliações de risco contínuas para garantir que uma organização esteja protegida.

Ter uma forte estratégia de gestão de terceiros em vigor pode ajudar a identificar riscos em sua rede de terceiros, mitigar os riscos, reduzir e prevenir os danos em caso de um incidente, além de ajudá-lo a resolver problemas antes que eles possam afetar permanentemente a empresa.

A Gestão de Terceiros possibilita o monitoramento do cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) pela empresa terceirizada, buscando reduzir os riscos envolvidos na contratação de terceiros.

Mas para realizar uma gestão de terceiros eficiente, é essencial dedicar esforços em alguns pontos. Como por exemplo, monitorar a documentação de SST da empresa e dos trabalhadores terceirizados, impedindo o trabalho sem procedimentos adequados de segurança e garantindo os direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores.

 

gestão de terceiros

 

A Gestão de Terceiros se torna simples com a wehandle

 

Os riscos estão se tornando cada vez maiores e complicados para serem lidados com planilhas ineficientes. Mas hoje, graças ao uso da tecnologia, é fácil automatizar a gestão de terceiros.

Novas vulnerabilidades e riscos para o seu negócio estão sendo descobertos diariamente. Como resultado, todos nós precisamos de uma abordagem escalável para gestão de terceiros, e é exatamente por isso que criamos a wehandle.

Sabendo que a terceirização não isenta o tomador de serviços da responsabilidade pela saúde e segurança dos trabalhadores terceirizados, a wehandle surge como uma importante ferramenta para mitigar os riscos envolvidos na terceirização.

A plataforma da wehandle tem revolucionado a gestão de riscos de fornecedores em centenas de empresas com automação e insights que permitem acompanhar facilmente os riscos que os fornecedores estão proporcionando, através de um diagnóstico completo.

Além de tudo isso, avaliamos e validamos de forma automatizada todos os documentos relacionados à SST, visando identificar riscos, irregularidades e fraudes documentais.

Acompanhamos e monitoramos as subcontratações para garantir o cumprimento das obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas.

 

saúde no trabalho

 

O que nossa solução pode fazer pela sua empresa?

 

Seus terceiros, assim como seus fornecedores e contratados, são uma parte essencial dos negócios. Mas também representam riscos críticos, como risco de reputação, riscos trabalhistas e riscos financeiros que já mencionamos bastante por aqui.

Você assume os riscos de seus terceiros ao fazer negócios com eles. Por exemplo, se eles agirem de forma ilegal, não cumprindo com as normas de SST, você também poderá ser responsabilizado pelos passivos trabalhistas, danos à reputação e muito mais.

Por isso, com o mundo em rápida mudança de hoje, avaliar, gerenciar e monitorar o risco de seus terceiros é vital para prevenir riscos e proteger seus negócios.

Agora confira quais são os benefícios que o sistema da wehandle pode oferecer para a sua empresa:

 

  • Controle mensal de terceirizados;
  • Armazenamento e gestão de documentos de fornecedores e terceirizados;
  • Redução do risco de reclamações trabalhistas, previdenciárias ou fiscais;
  • Diminuição dos custos de todo o processo para concluir avaliações de fornecedores e identificar riscos;
  • Redução no tempo de integração e homologação de terceiros;
  • Gerencia o risco de terceiros em todo o ciclo de vida, desde a integração até o desligamento;
  • Previne incidentes de risco de terceiros e permite a continuidade das operações por meio de avaliações de risco rápidas e inteligentes;
  • Cria confiança nas decisões de fornecimento e negociação, aproveitando dados históricos sobre riscos e desempenho de terceiros.

 

Conheça algumas de nossas soluções

 

Gerencie os terceiros da sua empresa com segurança e eficiência. Com a wehandle, sua empresa automatiza e agiliza o processo de diligência, tem mais segurança na escolha de fornecedores e na gestão de terceiros.

Veja algumas das nossas soluções e descubra como podemos te ajudar.

 

Avaliação e validação de documentos

 

Com o uso da tecnologia e automação, a wehandle realiza validações e monitoramento das documentações fornecidas por terceiros. Conferimos as questões trabalhistas, financeiras e de SST antes da contratação.

Basta enviar todos os documentos de terceiros e nós fazemos tudo para você. De forma simples, rápida e segura.

 

Armazenamento de documentos

 

Não perca mais tempo com processos manuais de gestão dos documentos. Além de poder gerenciar facilmente todos os documentos necessários, nós possibilitamos o armazenamento e fácil acesso aos documentos de terceiros.

 

Análise de riscos de fornecedores

 

Através de uma análise completa e robusta, apresentamos os riscos que seu parceiro está proporcionando. Dessa forma, é possível comparar e entender qual fornecedor é o mais seguro para fazer negócios.

 

Integração de terceiros

 

A implementação de um processo de integração de terceiros realmente eficaz é fundamental para um bom programa de gestão de risco.

E a integração de terceiros não é apenas uma triagem de due diligence. Por isso, promovemos a integração e onboarding de terceiros de forma rápida e eficiente com nossa ferramenta à distância (EAD).

 

Homologação de fornecedores

 

A wehandle é a ferramenta ideal para homologação de fornecedores. Pois possui consulta automatizada de documentos públicos e diversos recursos para montar uma lista de parceiros confiáveis para sua empresa.

Além disso, em nossa plataforma também é possível criar alertas sobre a validade dos documentos e avisar os fornecedores sobre a necessidade de reenvio de suas documentações.

 

Controle de acesso

 

Controle o acesso de terceiros à sua empresa. O nosso sistema possui fácil integração com catracas e faz reconhecimento facial ou autenticação de terceiros por meio de QR Code.

Permitido o acesso à sua empresa, somente terceiros que possuam toda a documentação correta e atualizada.

 

controle de acesso por meio de QR code

 

Agora que você já entendeu a importância da SST na gestão de terceiros e conhece um pouco de nossas soluções, o que está esperando para começar?

Preencha o formulário que um de nossos especialistas irá entrar em contato com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Materiais Gratuítos

Confira nossos materiais gratuitos disponíveis para te ajudar na gestão de terceiros.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail

Quer se tornar um especialista.

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail