O mercado de terceirização de serviços tem crescido cada vez mais no Brasil. Prova disso, é que segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em média 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização em algum setor ou atividade, destinando para a atividade cerca de 18,6% de seus orçamentos.
A tendência é que nos próximos anos esses números aumentem e para quem ainda não utiliza essa possibilidade na empresa é hora de conhecer as suas vantagens, bem como seus desafios. Afinal, nunca se sabe quando será necessário contar com esse recurso.
Principais vantagens da terceirização de serviços
Terceirizar serviços já é uma prática de anos em todo mundo e isso se deve principalmente às vantagens oferecidas por ela. Conheça as principais a seguir!
Menos burocracia
Apesar da contratação de terceiros exigir todo um trabalho cuidadoso e um contrato bem elaborado, a administração do negócio tende a ser menos burocrática com esse auxílio.
O maior impacto é para a área de Recursos Humanos, tendo em vista que não existe a necessidade de lidar com processos complexos de contratação, nem mesmo com o desligamento desses profissionais. Assim, o time poderá se dedicar a questões mais estratégicas.
Além do mais, não existe a obrigatoriedade de lidar com cálculos e pagamentos de encargos trabalhistas, permitindo assim que os profissionais da área se dediquem, por exemplo, gerenciar a cultura organizacional, garantindo assim um ambiente de trabalho propício aos colaboradores.
Profissionais especializados
Encontrar profissionais especializados nas áreas de necessidade da empresa nem sempre é tarefa simples, principalmente, quando falamos sobre atividades muito específicas, que demandam conhecimento específicos
A terceirização pode ser uma importante aliada nesse sentido. Isso se torna mais relevante ainda se a organização não conta com a estrutura para treinar o profissional ou precisa de uma habilidade para um projeto em específico. Afinal, isso ajuda a garantir a execução de um trabalho de qualidade, contribuindo para o bom andamento das atividades.
Além disso, contribui para reduzir erros e trazer maior produtividade para a empresa, tendo em seu quadro pessoas já familiarizadas com a situação em questão.
Maior foco no core business
Sempre quando falamos de terceirização de serviços, um dos principais benefícios destacados no mercado é o foco no core business. E o que significa isso? Resumidamente, é dedicar seu tempo fazendo aquilo que você tem expertise.
Com as tarefas de back office sendo executadas pelo prestador de serviços, há muito mais tempo e energia para focar na atividade principal do seu negócio e gerar mais valor aos clientes. Isso permite que a empresa tire da mão aquelas atividades secundárias, mas que demandam esforços e tempo da equipe.
Redução de custos operacionais
A terceirização de serviços também contribui para a redução de custos operacionais, como salários, benefícios, impostos, mas também gastos com infraestrutura.
Afinal, ao invés de fazer a contratação de novos colaboradores para uma atividade específica, é possível terceirizar os serviços com um prestador que já conta com a expertise necessária na área. Consequentemente, isso reflete em uma economia de tempo e dinheiro, permitindo um redirecionamento de recursos para áreas que precisam de investimento.
Redução de riscos
Ao terceirizar, as empresas transferem a responsabilidade pelos aspectos trabalhistas e jurídicos associados aos terceirizados para a prestadora de serviços. O que inclui questões como conformidade com leis trabalhistas, encargos sociais e responsabilidade por ações judiciais relacionadas ao emprego. Ou seja, há uma redução de riscos trabalhistas e jurídicos.
Outro ponto é que a terceirização permite uma maior flexibilidade para se adaptar a mudanças nas condições do mercado e flutuações na demanda. Empresas terceirizadas muitas vezes têm a capacidade de escalar ou reduzir recursos conforme haja necessidade, diminuindo os riscos ligados a picos ou quedas repentinas na demanda.
Por sua vez, em setores onde a conformidade regulatória é crucial, as terceirizadas muitas vezes assumem a responsabilidade por manter-se atualizadas com as regulamentações em constante mudança. O que evita os riscos relacionados à não conformidade.
Principais desafios da terceirização de serviços
Benefícios são o que não faltam com a terceirização de serviços, mas, precisamos deixar claro que existem uma série de desafios nesse campo. É importante estar atento a eles, para poder obter os benefícios citados.
Escolha de fornecedor
A escolha do fornecedor é um dos desafios mais críticos no processo de terceirização, pois pode impactar diretamente o sucesso ou fracasso da parceria. Por isso, antes de bater o martelo sobre a contratação de um terceirizado, é preciso checar se o serviço por ele prestado é satisfatório e condiz com as expectativas da sua empresa.
Alguns aspectos são indispensáveis como as habilidades para desempenhar as tarefas para as quais foram contratados, experiência no ramo e histórico de bom desempenho do fornecedor em relação às suas necessidades específicas.
Além disso, é preciso estar atento também à conformidade com regulamentações e padrões éticos. Aliás, esse último ponto deve ser cuidadosamente pesquisado, pois impacta diretamente na reputação da sua marca.
Por isso, a empresa de serviços terceirizados precisa ser bem administrada, já que, em casos de qualquer problema, a contratante também precisará arcar com as consequências das más condutas.
Adequação do contrato
Fazer a administração do contrato também é um desafio quando se trata da terceirização de serviços. A empresa contratante precisa gerenciar o documento com bastante atenção. E o que isso significa? Fiscalizar e acompanhar o trabalho prestado, a fim de minimizar custos e evitar surpresas relacionadas à questões trabalhistas, fiscais e previdenciárias.
Vale a pena garantir que os termos contratuais permitam ajustes conforme for preciso para lidar com mudanças nas condições de mercado ou nas necessidades da empresa. A contratada também precisa assegurar a capacidade de enfrentar desafios operacionais, financeiros, legais e outros que possam surgir durante a parceria.
Gerenciamento do prestador de serviço
O gerenciamento eficaz do prestador de serviço é essencial para o sucesso da terceirização, mas também pode apresentar desafios significativos. Manter uma comunicação eficaz entre a empresa contratante e o prestador de serviço não é simples, principalmente, se houver barreiras culturais, linguísticas ou geográficas. Mas, a falta de comunicação clara pode levar a mal-entendidos e problemas de execução.
Outro aspecto é avaliar e gerenciar o desempenho do prestador de serviço ao longo do tempo. Isso requer a definição de métricas de desempenho claras e um sistema eficaz de monitoramento, o que pode ser complicado, especialmente, se as expectativas não foram definidas de maneira adequada no início da parceria.
Temos ainda a questão do prestador de serviço qie lida com informações confidenciais ou dados sensíveis, a segurança da informação é uma preocupação crítica. Por isso, garantir a conformidade com normas de segurança e monitorar constantemente ameaças potenciais é essencial.
Questões internas
As mudanças resultantes da terceirização podem exigir uma adaptação significativa por parte da equipe interna. Isso acaba se tornando um desafio, pois a empresa precisa investir em programas de treinamento e gestão da mudança para garantir uma transição suave.
Os funcionários internos podem resistir à terceirização de serviços, temendo a perda de empregos, mudanças nas condições de trabalho ou preocupações com a segurança da vaga. A gestão precisa saber lidar com essas preocupações de maneira eficaz para manter um ambiente de trabalho positivo.
Sem contar que Integrar as equipes internas e externas pode ser desafiador. Diferenças culturais, geográficas e operacionais podem prejudicar a colaboração efetiva entre os funcionários internos e os prestadores de serviço.
Enfim, antes de decidir pela terceirização de serviços é preciso pensar bem e analisar todos os impactos, bem como os benefícios trazidos. Como visto, os desafios não são simples, mas quando contornados adequadamente, a empresa só tem a ganhar.
E então, ainda tem dúvidas sobre a terceirização de serviços ou quer compartilhar a sua experiência conosco? Deixe o seu comentário abaixo!