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6 principais desafios em procurement

A redução de custos já foi uma das principais demandas em procurement. Hoje em dia, a questão ainda tem peso e relevância na área de compras, mas dada a complexidade do mercado, a inserção de novas tecnologias e a alta competitividade entre as empresas, novos desafios foram surgindo.

Sabendo que compras é uma área fundamental para que a empresa conquiste bons resultados e se torne mais competitiva, neste artigo vamos apresentar os principais desafios em procurement e como contorná-los de forma eficiente. Boa leitura!

desafios em procurement

1. Lidar com a ruptura na cadeia de suprimentos

A ruptura na cadeia de suprimento cada vez mais vem ganhando destaque no mundo corporativo. Isso se deve ao fato da globalização ter tornado o mercado ainda mais complexo e competitivo, o que acaba sendo um desafio em procurement. 

Guerras, instabilidades políticas, mudanças climáticas tudo isso impacta direta e indiretamente os fluxos de produção e entrega de commodities, matérias-primas, componentes manufaturados e outros. Com isso, vemos um cenário de aumento nos preços dos produtos e a incerteza das entregas. 

Sendo assim, cabe ao procurement atuar em frentes distintas para mitigar problemas que levem à falta de mercadoria e consequentemente afetem as entregas para o consumidor. Entre as principais tarefas estão:

 

2. Encontrar profissionais qualificados em procurement

Um dos maiores desafios em procurement na atualidade é encontrar profissionais qualificados para atuar na área. Apesar das milhares de pessoas que iniciam no mercado, ainda existe um problema que é a baixa qualificação, especialmente, na hora de lidar com as complexidades do negócio

A área de procurement demanda profissionais que tenham uma visão ampla da cadeia de suprimentos, mas não só isso. Eles também precisam saber identificar e antecipar problemas, buscar opções para o fornecimento, além de terem autonomia para aprender e entender mais sobre o negócio. 

Os maiores problemas se esbarram nas soft skills que estão ligadas ao comportamento, como inteligência emocional para lidar com demandas complexas. No entanto, podemos inclui aqui também hard skills como conhecimento defasado em relação a algumas ferramentas utilizadas no dia a dia em procurement.

Consequentemente, é preciso planejar treinamentos e qualificação. Isso inclui capacitação para manusear tecnologias como Strategic Sourcing, Spend Analysis, e outras. Mas também aprendizado contínuo para entender a dinamicidade do mercado, capacidade de analisar e identificar novas oportunidades que podem ser implementadas na rotina do setor. 

3. Mitigar as falhas dos fornecedores

Quando um fornecedor apresenta falhas ao cumprir acordos, a imagem dos profissionais de procurement pode ser prejudicada. Logo, podemos dizer que esse é outro ponto desafiador: criar uma verdadeira parceria e identificar aqueles fornecedores que melhor atendam às demandas da empresa

A questão também abrange ter os instrumentos necessários para analisar de forma criteriosa esses parceiros comerciais antes de firmar contratos. Para isso, é necessário definir parâmetros de seleção de forma cuidadosa e avaliar de maneira regular a performance desses parceiros comerciais. 

Caso um fornecedor não atenda aos requisitos e expectativas da empresa, é preciso tomar medidas. Como o encerramento do contrato e a busca de opções mais confiáveis.

É importante ter, também, um parceiro comercial que cumpra os prazos de entrega e que garanta um fornecimento rápido mesmo em casos extremos. Daí o impacto de criar um bom relacionamento comercial.

4. Alinhar compras e gestão de estoque

Outro dos grandes desafios em procurement é trabalhar em conjunto com a gestão de estoque. Quando isso não acontece pode haver desperdícios, o que leva a prejuízos tanto de ordem financeira quanto de matéria-prima. 

Logo, os profissionais de procurement precisam saber exatamente o que precisa ser comprado, quantidade, sazonalidade de produtos e outros pontos. A melhor maneira de fazer isso é por meio da catalogação de produtos, registros de entrada e saída e controle por meio de um sistema automático.

Dessa maneira, fica mais fácil atender às demandas da empresa, evitando que materiais faltem ou fiquem estocados sem necessidade. Por esse motivo, é necessário não só uma boa tecnologia, mas também um bom planejamento de compras, que inclui a pesquisa de preços junto dos fornecedores e a negociação com os mesmos. 

5. Aplicar estratégias de sourcing sustentáveis

O equilíbrio entre a necessidade de custos competitivos com a crescente demanda por práticas de sourcing éticas e sustentáveis também é um desafio em procurement. Isso inclui adotar estratégias específicas que permitam encontrar fornecedores alinhados com padrões ambientais e trabalhistas, sem comprometer a competitividade em termos de custos. 

O trabalho é complexo, pois inclui a análise criteriosa dos fornecedores em potencial, considerando não apenas os custos, mas também o comprometimento com a ESG. Aliás, vale a pena inclusive fazer a auditoria para avaliar o desempenho dos fornecedores em práticas como gestão ambiental, condições de trabalho, uso de materiais sustentáveis, entre outros.

A ideia é priorizar fornecedores que possuam certificações reconhecidas internacionalmente, como ISO 14001 (Gestão Ambiental) e SA8000 (Responsabilidade Social). Caso ainda não tenha esses certificados, vale a pena incentivá-los e treiná-los para que eles estejam alinhados com esses requisitos. 

6. Trabalhar a gestão de mudanças e inovação, um dos maiores desafios em procurement

Fomentar uma cultura de inovação e adaptabilidade para responder às rápidas mudanças no mercado e nas tecnologias também é desafiador quando se trata de procurement. 

As questões complexas envolvem conversas com os principais stakeholders desde o início do processo de mudança, ouvindo suas preocupações e sugestões. Mas também demonstrações de como o novo método de sourcing se alinha com os objetivos estratégicos da organização e como ele pode contribuir para o sucesso deles.

Mas não é só isso. Quando se trata de gestão de mudanças, isso também inclui: 

 

Claramente, os desafios em procurement podem ser contornados com um bom planejamento, impactando o desempenho geral de uma empresa. Portanto, é essencial que o setor se adapte e seja otimizado para proporcionar uma série de vantagens ao negócio.

Como vimos,  o mercado está cada dia mais dinâmico,  novos desafios podem surgir e mudar parte ou todo um contexto, impactando procurement como um todo. Dessa forma, é preciso estar atento e manter uma comunicação eficiente não só internamente, mas também externamente, especialmente, no que diz respeito aos fornecedores. 

Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou quer deixar as suas reflexões sobre os desafios em procurement apresentados? Deixe o seu comentário abaixo!

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