Segurança é algo muito sério em uma relação entre empresa e fornecedor. Desde a avaliação do melhor parceiro até no momento de checar a qualidade das entregas, cada passo da parceria deve ser dado com cuidado.
Para assegurar que tudo esteja de acordo com os padrões propostos pela sua empresa, é preciso analisar diferentes KPIs (Key Performance Indicators) ou seja, os indicadores de desempenho.
Os indicadores de desempenho de fornecedores são cruciais nesse processo, afinal, é por meio deles que você vai checar a qualidade do parceiro comercial, o que lá na frente vai ter impacto direto sobre o consumidor final.
Quer garantir que os serviços e produtos adquiridos estão dentro da conformidade? Então, não deixe de ler nosso artigo, a seguir mostramos alguns dos principais indicadores de desempenho de fornecedores que podem te ajudar!
O que são indicadores de desempenho de fornecedores e qual o impacto para o negócio?
Os indicadores de desempenho de fornecedores são medidas quantitativas e qualitativas que medem a eficácia na atuação de parceiros de negócios no fornecimento de produtos ou serviços para a empresa.
Eles ajudam a identificar oportunidades de melhoria, a estabelecer metas e objetivos, mas também a fazer o monitoramento do progresso da parceria e a tomar decisões baseadas em dados e informações concretas. Ou seja, tem impacto direto na eficiência operacional.
Mas antes mesmo de medir os resultados é preciso fazer a qualificação de fornecedores. Afinal, não adianta avaliar os indicadores, se os parceiros de negócios não tiverem responsabilidades, governança corporativa e outros aspectos que são cruciais para o sucesso de uma parceria.
Principais indicadores de desempenho de fornecedores
Depois de homologar seus parceiros de negócios, é hora de definir os indicadores que mostrarão se eles estão aptos a continuarem trabalhando junto da sua empresa.
Confira as principais medidas que ajudarão a garantir que os acordos entre contratante e contratado serão seguidos!
Nível das entregas
O nível de entregas é um dos mais importantes indicadores de desempenho de fornecedores. Caso haja problemas na entrega de produtos ou na operação, isso poderá culminar em resultados negativos para o seu negócio. Portanto, é mais do que necessário medir e acompanhar as operações.
Ao usar tal métrica, você consegue saber se pode ou não confiar no fornecedor em relação às suas entregas. Por exemplo, saber se o prazo está sendo seguido na entrega de uma matéria-prima.
Caso a resposta seja sim, isso significa que o fornecedor está alinhado com o nível de qualidade da sua empresa. Mas, se for não, a produção da empresa pode ser impactada. Logo, talvez seja necessário considerar a troca de fornecedor ou alinhamento melhor das expectativas entre as partes.
Taxa de devolução
Outro indicador que é importante para você acompanhar frequentemente é a taxa de devolução. Saber o número de vezes que um produto foi devolvido ou quantos deles vieram com defeito ajudam a analisar o desempenho do fornecedor.
É preciso lembrar que esse processo pode gerar custos e dependendo do caso até mesmo prejuízos financeiros. Portanto, é preciso estar atento também à estruturação da logística reversa, afinal, tudo vai impactar a credibilidade dessa parceria.
Sendo assim, saiba quantos dos insumos foram devolvidos e entregues com defeitos ou características erradas pode auxiliar na análise do fornecedor para compreender o nível de cuidado e atenção com os produtos.
Evolução do preço
Quando falamos de suprimento, o indicador de evolução do preço mede as variações dos preços em um determinado espaço de tempo, durante o processo de compras.
E por que é tão importante saber esses números? Simples, ele vai ter impacto direto sobre o seu planejamento financeiro. Em caso de necessidade de aquisições futuras, é preciso conhecer a sazonalidade de demanda, bem como quais foram as melhores ofertas conquistadas em compras passadas.
Resumidamente, é um indicador indispensável para as empresas que querem fazer economia e controlar os seus custos. Afinal, dependendo do tipo de parceria o fornecedor pode permitir a antecipação na compra de um insumo com desconto do que mantê-lo em estoque, por exemplo.
Saving Financeiro
Ainda falando sobre valores, outro indicador de desempenho de fornecedores importante é o Saving Financeiro. Ele é bastante benéfico especialmente para o setor financeiro e de compras, ou seja, tem tudo a ver com as parcerias comerciais.
No caso, ao medir o Saving Financeiro é checar o quanto os gastos recorrentes ou os níveis de endividamento podem ser reduzidos. Logo, ele ajuda a estabelecer a razão entre o serviço orçado e comprado.
Ele mune os profissionais de dados que mostram no que economizar a numa transação, quais custos específicos foram poupados, quais foram extrapolados, entre outros. Por exemplo, quando for avaliar as cotações dos fornecedores e escolher qual tem o melhor preço, ele ainda deve negociar este preço final e garantir desconto com um determinado percentual.
Lead Time
O Lead Time corresponde ao tempo de aprovisionamento de um produto, ou seja, desde o pedido de compra até o momento em que ele chega às mãos do comprador. Basicamente, quando falamos sobre a relação fornecedor e empresa o Lead Time corresponde ao tempo da efetivação do pedido até ter o insumo em mãos..
É preciso estar atento ao Lead Time, pois duas situações podem acontecer. Caso falte um insumo básico para a produção, é bem provável que isso afete o produto final. Do outro lado, apenas manter estoque acumulado para evitar que isso aconteça, pode gerar custos para a empresa e até mesmo desperdícios.
Portanto, saber qual é esse Lead Time ajuda a empresa de diferentes maneiras. Primeiro, trazendo mais agilidade nas entregas do fornecedor. Depois reduzindo as despesas ao gerenciar estoque e outros custos embutidos na logística. Por último, mas não menos importante, permite um melhor planejamento da demanda junto ao parceiro, tornando o processo mais preciso.
Performance
A performance é também um dos indicadores de desempenho de fornecedores que deve ser levado em consideração. Especialmente, se você está começando uma nova parceria, essa métrica vai ser importante para saber a capacidade de atendimento do fornecedor.
É comum ter dúvidas sobre o que de fato será entregue por esse fornecedor, ainda mais se ele for novo. Por isso, o indicado é começar a experiência de maneira cautelosa, uma boa maneira de fazer isso é experimentar pedidos menores.
Caso seja possível peça feedback de outros clientes até mesmo para entender como o fornecedor trabalha e o nível de satisfação. Uma alternativa é pegar um questionário no momento de avaliar a parceria, checando pontos como atrasos, defeitos e outros.
Nível de satisfação do cliente
Quando se trata da gestão de fornecedores, um dos indicadores mais importantes é a satisfação do cliente. Por meio da pesquisa com os clientes, é possível entender quais melhorias podem ser implementadas.
A pesquisa ajuda a indicar o nível das entregas com os consumidores e ajuda a indicar os caminhos a serem seguidos junto dos fornecedores. Mas como funciona? Por exemplo, uma reclamação frequente pode estar ligada a falha em um processo ou mesmo produto. O feedback será importante para auxiliá-lo a trocar o parceiro de negócios ou mesmo a encontrar uma solução de melhoria juntos.
Como visto no artigo, existem diferentes indicadores de desempenho de fornecedores e como sua empresa pode ter garantias de que não haverá prejuízos à sua operação. Por isso, é preciso destacar que a análise dos parceiros deve ser feita constantemente, a fim de garantir segurança e confiança nos relacionamentos comerciais.
Esperamos que as nossas dicas ajudem a tornar a sua operação ainda mais eficiente. Não deixe de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais com os seus contatos!