A expansão da automação na gestão de terceiros elevou o nível de maturidade operacional da White Martins. Após o sucesso do piloto em Cubatão, a empresa avançou para uma implementação nacional, fortalecendo processos, ampliando o uso de tecnologia e garantindo mais consistência em uma operação ampla e estratégica.
wehandle & White Martins: expansão de gestão de terceiros em mais de 90 unidades
Segmento:
Fabricação e fornecimento de gases industriais e medicinais
Sede:
Rio de Janeiro (RJ)
Fundação:
1912
Conheça a White Martins
A White Martins é uma empresa multinacional brasileira, parte do grupo Linde plc, líder no fornecimento de gases industriais, especiais e medicinais, além de soluções de engenharia, instalação e manutenção. A companhia também atua no transporte e na distribuição desses gases diretamente na operação do cliente.
Com mais de 110 anos de história no Brasil, desde sua fundação em 1912, a White Martins consolidou sua presença nacional e regional, atuando em todos os estados do país e em diversos países da América do Sul.
A empresa atende uma ampla gama de setores, incluindo siderurgia, metalmecânica, petroquímica, energia, alimentos e bebidas, meio ambiente, saúde, eletrônicos, entre outros.
Desafios na gestão de terceiros
Em 2021, a unidade de Cubatão (SP) foi escolhida para receber o projeto piloto de automação com a wehandle, com o objetivo de tornar o processo mais eficiente, seguro e escalável. Na prática, isso significou organizar e controlar um grande volume operacional, envolvendo:
- Aproximadamente 460 vidas monitoradas por mês
- Cerca de 2.000 documentos analisados mensalmente
- Falta de visibilidade de conformidade de cerca de 90 fornecedores ativos
- Mais de 100 serviços diferentes executados na unidade (sem padronização)
- Alto risco jurídico e trabalhista: exposição à LGPD e passivos de conformidade
Um novo capítulo para a White Martins: expansão em grande escala
Implantação estruturada
O rollout foi dividido em 3 ondas estratégicas, garantindo organização, priorização correta e adaptação contínua ao longo do processo.
Alcance nacional
Expansão contratada em dezembro de 2024, levando a solução para 93 novas unidades da White Martins em todo o país.
Capacitação estratégica
Entre janeiro e abril de 2025, mais de 150 usuários internos foram treinados, além de 460 fornecedores de contratos fixos, assegurando e escala na gestão de terceiros.
Resultados sólidos em tempo recorde com a wehandle
Em novembro de 2025, a White Martins superou 4.000 vidas monitoradas por mês, com mais de 470 fornecedores ativos e 750 serviços em operação. Entre maio e novembro, a conformidade documental cresceu 165,7%, passando de 21.934 para 58.281, impulsionando a adesão dos fornecedores e a eficiência operacional.
- De maio a novembro de 2025, a White Martins teve um crescimento de 165,7% na conformidade documental (de 21.934 para 58.281 documentos)
- Em 11 meses, houve um aumento de 8 vezes no número de vidas monitoradas, demonstrando a expansão e a consolidação do modelo de acompanhamento contínuo
- 87 mil documentos foram processados de forma automatizada com a wehandle, liberando o time para focar em atividades estratégicas
