Entenda porque a terceirização é uma ótima opção para reduzir custos

banner artigo terceirizacao e custos

Vivemos em um mundo de negócios altamente competitivo onde a maioria das empresas estão buscando todas as ferramentas e estratégias para reduzir custos, e uma das formas mais efetivas para alcançar esse resultado é através da terceirização.

Devido a este grande benefício, as empresas hoje em dia estão procurando cada vez mais por terceirizar serviços. Existem diversas áreas que você pode terceirizar, do RH à contabilidade, da segurança à TI. Aliás, com a nova Lei da Terceirização, qualquer setor pode ser terceirizado.

Mas o que torna a terceirização de fato uma ótima opção para reduzir custos? É o que vamos falar neste artigo. Além disso, saiba como funciona o processo de terceirização e quais são os cuidados na hora de terceirizar.

 

Como funciona o processo de terceirização?

 

O processo de terceirização acontece quando uma empresa necessita de algum tipo de serviço específico e contrata outra para cuidar de tais tarefas, em vez de contratar novos funcionários ou atribuir à equipe interna. 

Em outras palavras, a terceirização ocorre quando uma empresa contrata outra para cuidar de determinadas tarefas, em vez de contratar novos funcionários ou atribuir essas tarefas à equipe interna.

Um dos exemplos mais comuns que vemos no mercado são principalmente as empresas de grande porte, que contratam empresas terceirizadas para realizar serviços de limpeza, segurança, administrativa e transporte, por exemplo.

Além disso, uma das características da terceirização é que o tomador não precisa arcar com os custos e impostos determinados na CLT, pois quem tem essa responsabilidade é justamente a empresa terceirizada que é contratada.

Na prática, isso significa que você pode ter colaboradores terceirizados em seu ambiente de trabalho, mas estes não possuem vínculo empregatício com a sua empresa.

 

terceirização

 

Quais cuidados são necessários na terceirização?

 

Antes de tudo, você deve conhecer a qualidade da empresa que vai contratar, garantindo assim que ela está de acordo e que pode realizar os serviços que você solicita. Por isso, é fundamental investigar a empresa terceirizada antes de contratar.

É sempre importante solicitar certidões negativas referentes a impostos e encargos, referências comerciais e financeiras, reclamações trabalhistas e certificações de qualidade como ISO 9001, por exemplo. Também esteja atento se a empresa cumpre todas as leis trabalhistas, pois isso pode trazer problemas para a sua organização.

Além disso, desconfie de empresas que oferecem o serviço muito abaixo do valor de mercado. A escolha deve ser por empresas que apresentem valores cobrados de acordo com uma média em relação a outras que oferecem o mesmo tipo de serviço.

O valor baixo provavelmente refletirá a qualidade do trabalho ou outras deficiências. A estrutura do negócio, atendimento, manutenção dos equipamentos e qualificação dos profissionais devem ser observados.

 

terceirização reduz custos

 

Afinal, como a terceirização pode reduzir custos?

 

A redução dos custos com a terceirização é possível devido a diversos fatores. Se você possui um negócio e planeja terceirizar, o primeiro passo é entender como essa solução pode ajudá-lo. Veja a seguir três tipos de custos que podem ser reduzidos com a terceirização:

 

Custos de contratação e treinamento

 

Se sua empresa precisar contratar pessoas para realizar determinado trabalho que não seja a sua especialidade, você pode economizar custos terceirizando essas funções. Isso ocorre porque o próprio processo de contratação pode ser caro para as empresas – antes de considerar salários e benefícios para os novos funcionários.

O custo médio por contratação chega a aproximadamente R$ 1.700,00 por funcionário. Isso se deve ao alto custo de utilização de recrutadores e ao tempo gasto durante o processo de contratação. Além disso, sua empresa precisará gastar dinheiro treinando novos funcionários e preparando-os para suas funções.

Ao terceirizar suas operações, você não precisará se preocupar em encontrar os especialistas certos para determinadas tarefas. A empresa terceirizada se encarregará de fornecer candidatos adequados para você, atribuindo-os aos especialistas em sua organização.

 

recrutamento e terceirização

 

Redução com despesas trabalhistas

 

Apesar de toda a modernização trazida pela Reforma Trabalhista, a verdade é que as despesas trabalhistas e previdenciárias no Brasil ainda são enormes.

Somando todos os custos para manter um empregado em regime CLT, uma empresa gasta quase o dobro do salário da carteira com obrigações como férias, 13º salário, INSS, vale-transporte, entre outras.

Com a terceirização, todas essas obrigações trabalhistas são do terceirizado, pois este trabalhador é um funcionário do prestador, e não da empresa contratante.

Além disso, como o contrato de prestação de serviços define um valor fixo, essa previsibilidade de gastos é extremamente benéfica para a organização financeira do negócio, que ficará muito mais apto a planejar a médio e longo prazo, sem o risco de ser surpreendido com despesas inesperadas.

 

despesas trabalhistas

 

Mão de obra especializada com baixo custo

 

É comum que as empresas de terceirização se especializem na seleção, qualificação e treinamento constante de suas equipes para prestar os serviços que oferecem.

Quando sua empresa opta por contratar esse tipo de mão de obra, ela pode contar com toda essa especialização e eficiência, o que também pode representar uma redução nos custos de manutenção do seu negócio.

Com equipes mais eficientes, a mesma demanda possivelmente precisará de menos mão de obra. Além disso, funcionários bem treinados podem fazer uso mais racional dos recursos e materiais disponíveis.

 

economia

 

Como garantir que a sua empresa terá esse benefício?

 

Se após analisar suas demandas atuais, você optar por terceirizar os serviços, é hora de ir em busca de uma empresa parceira. No entanto, existem alguns outros cuidados que devem ser tomados durante a contratação para garantir a redução de custos.

A grande maioria das empresas deixa todo o controle do empregado terceirizado com a prestadora de serviço. No entanto, isso é um grande erro. Pois no caso de uma ação trabalhista, a empresa tomadora também terá responsabilidade, o que pode causar um grande custo com passivos trabalhistas. 

Diante disso, é importante gerenciar os terceiros da sua empresa. Para te guiar nesse processo, existem soluções como a wehandle. Com a análise e validação de documentos dos parceiros, garantimos que a sua empresa não corra riscos como este. Dessa forma, você estará reduzindo custos e poderá usufruir de todos os benefícios que a terceirização proporciona.

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre os benefícios da terceirização, recomendamos a leitura do artigo “Porque terceirizar um serviço? 5 motivos que tornam a terceirização uma boa estratégia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Materiais Gratuítos

Confira nossos materiais gratuitos disponíveis para te ajudar na gestão de terceiros.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail

Quer se tornar um especialista.

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail