Descubra como um sistema Field Service, desenvolvido especialmente para prestadores de serviço, aumenta a produtividade da sua equipe e melhora a gestão de técnicos externos.
Se você presta serviços externos, sabe como é importante ter uma boa solução de software de serviço de campo instalada. Mas o que exatamente é um software de serviço de campo ou Field Service?
Neste artigo, veremos o que é um software de Field Service e alguns dos benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.
O que são empresas de Field Service?
As empresas Field Service ou de serviços de campo são organizações que fornecem serviços externos, como instalação, reparo, manutenção e consultoria.
Eles normalmente oferecem serviços aos clientes no local, como em casas ou empresas.
Esses serviços podem estar relacionados a uma variedade de setores, incluindo encanamento, HVAC, elétrico, CFTV e muito mais.
Porém, mesmo atendendo a demandas diferentes, estas empresas possuem necessidades muito semelhantes, principalmente quando precisa gerenciar as atividades da equipe de campo, controlar seus custos e melhorar seus processos internos.
O software de Field Service é um sistema que ajuda essas empresas a gerenciar suas operações de serviço de campo. Ele permite que as empresas gerenciem e enviem técnicos, agendem e encaminhem ordens de serviços, rastreiem estoque e faturamento.
O software de Field Service geralmente vem com aplicativos móveis que permitem que os técnicos acessem informações e executem tarefas em trânsito.
Além disso, muitas soluções de software de Field Service possuem preços acessíveis, que se pagam ao longo do tempo de uso.
O que é um software Field Service?
O software de Field Service é um sistema que ajuda as empresas a acompanhar suas operações de serviço de campo.
Este tipo de sistema geralmente inclui recursos como agendamento e roteirização, gerenciamento de orçamentos e documentos, aplicativos móveis e rastreamento por GPS. Esses recursos ajudam as empresas a melhorar a eficiência, a comunicação e a conexão entre o escritório e a equipe externa.
Existem muitos tipos diferentes de software de Field Service disponíveis no mercado, cada um com seu próprio conjunto de recursos e benefícios. O software de serviço de campo certo para o seu negócio dependerá de suas necessidades e requisitos específicos.
Quais são os benefícios do software Field Service?
Há muitos benefícios em usar o software de Field Service para o seu negócio. Talvez o benefício mais importante seja que ele pode ajudar a se tornar mais eficiente em suas operações.
Ao automatizar tarefas repetitivas como agendamento e envio de orçamentos, você pode liberar tempo para que sua equipe se concentre em outras tarefas de maior valor para você e seu cliente.
Veja 5 erros para não cometer ao fazer o agendamento da visita técnica.
Além disso, o software de serviço de campo pode ajudar a melhorar a satisfação do cliente, proporcionando uma melhor comunicação e conexão entre o escritório e o campo.
Os clientes gostam de serem atendidos rápido e no horário combinado. Com recursos como agendamento e roteirização, as empresas podem garantir que os técnicos cheguem no horário e que os trabalhos sejam concluídos em tempo hábil.
Os recursos de gerenciamento de relacionamento com o cliente também ajudam as empresas a construir relacionamentos fortes com seus clientes, fornecendo a capacidade de rastrear chamados e históricos.
Por fim, o software de serviço de campo pode ajudar a aumentar seus lucros, melhorando as taxas de correção inicial e reduzindo o tempo de inatividade. Quando seus técnicos de campo são capazes de resolver problemas de forma rápida e fácil na primeira visita, você economiza tempo e dinheiro a longo prazo.
Escolher o software de serviço de campo certo para o seu negócio é uma decisão importante. Existem muitas opções diferentes disponíveis no mercado, por isso, é importante fazer sua pesquisa para encontrar o melhor para sua empresa.
Tipos de software de serviço de campo:
Sistema de gestão de manutenção:
Um sistema de gerenciamento de manutenção ajuda os gerentes de manutenção na indústria a acompanhar as atividades de manutenção de sua organização, incluindo manutenção preventiva, trabalho de reparo e estoque.
Um sistemas de gestão da manutenção normalmente inclui um banco de dados para armazenar informações sobre equipamentos, instalações e pessoal de uma organização.
Também inclui ferramentas para planejar e programar manutenções preventivas e reparos.
Software de gestão de equipes externas
Estes softwares possuem uma série de funcionalidades que ajudam a utilizar melhor os recursos da empresa, identificando gastos desnecessários e economizando tempo da equipe e dinheiro da empresa.
Agendamento e Roteirização
O software de Field Service fornece às empresas ferramentas poderosas para gerenciar agendamento e roteirização dos atendimentos. Com essas ferramentas, as empresas podem otimizar seus cronogramas para garantir que os técnicos externos sejam enviados ao local certo na hora certa. Isso pode ajudar as empresas a melhorar a eficiência e reduzir custos.
Gestão do relacionamento com o cliente
No software de Field Service você também pode cadastrar os clientes e acessar todo o histórico de manutenções e visitas, além de armazenar contratos e ter os documentos como PMOCs e Relatório de visitas técnicas sempre a mão. Com isso as empresas podem melhorar a satisfação e fidelizar cada vez mais clientes.
Aplicativo para smartphones
Muitas soluções de software de serviço de campo também oferecem aplicativos que permitem que a equipe externa acesse informações de qualquer lugar.
Os aplicativos móveis podem dar aos técnicos acesso aos dados do cliente, ordens de serviço digitais, mapas e muito mais. Isso pode ajudar os técnicos a serem mais eficientes no campo e fornecer um melhor atendimento ao cliente.
Como escolher o software de serviço de campo certo para o seu negócio?
Para escolher o melhor software de serviço de campo para sua empresa é importante conhecer suas necessidades específicas.
Existem opções completas que, a primeira vista, podem ter um custo mais alto de aquisição, mas que agregam informações de diferentes áreas e podem centralizar todos os dados em um único lugar, oferecendo um bom custo-benefício. Excelente para empresas com processos extensos e demandas de diferentes áreas, como equipe de atendimento, equipe de técnicos e área financeira.
Já as ferramentas que visam solucionar uma dor específica, costumam ter um custo mais baixo, já que resolvem apenas um problema. No entanto, para lidar com diversos incômodos, você acaba tendo que usar diferentes softwares e o excesso de ferramentas pode afetar a agilidade e exigir atualizações frequentes, aumentando os custos totais.
Uma opção de sistema com mais de 150 funcionalidades, incluindo abertura de chamados, monitoramento de atividades e controle financeiro, é o Auvo.
Além de considerar o custo, também é importante avaliar a facilidade de uso e o suporte ao cliente antes de escolher o software de serviço de campo ideal para sua empresa.
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