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O que é SRM e qual a importância para a gestão de fornecedores?

Descubra aqui o que é SRM (Supplier Relationship Management), entenda todos os benefícios que esse conceito pode oferecer para expandir o seu negócio.

Os fornecedores são parte integrante do processo de gestão da cadeia de suprimentos. Se não forem monitorados de perto, os danos aos negócios podem ser grandes. Sua empresa pode sofrer um atraso no lançamento do produto, ter a imagem e reputação danificadas, penalidades regulatórias ou até mesmo enfrentar problemas com questões trabalhistas. No entanto, para superar esses riscos, as empresas seguem o sistema SRM.

A gestão de relacionamento com fornecedores (SRM) é uma iniciativa que muitas empresas utilizam para construir relacionamentos mutuamente benéficos com fornecedores. Programas de SRM bem projetados ajudam as empresas a aumentar a colaboração, identificando os fornecedores certos com os quais deve fazer parceria.

E como algumas empresas provavelmente dependem de muitos parceiros para permanecer funcional e lucrativa, otimizar os relacionamentos com seus principais fornecedores não poderia ser mais essencial.

Este artigo definirá o que é SRM, trazendo tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Além disso, também analisaremos todos os benefícios e a importância de um bom sistema SRM, incluindo um modelo de negócios mais lucrativo, confiável e estável.

O que é o SRM?

 

Supplier Relationship Management, também conhecido como SRM, significa gestão de relacionamento com fornecedores. É uma estratégia que as empresas implementam para garantir que seus relacionamentos com fornecedores sejam o mais otimizados e lucrativos possível. É o processo de determinar quais fornecedores são importantes para uma organização e, em seguida, criar estratégias para otimizar a gestão deles.

Como as cadeias de suprimentos são complexas, a maioria das empresas estabelece métodos mensuráveis ​​e claros para avaliar cada fornecedor. Sendo assim, por se tratar de uma abordagem sistemática, ele ajuda a manter a avaliação constante do relacionamento entre uma empresa e seus parceiros, coletando dados importantes e medindo o desempenho.

Embora a abordagem de SRM possa variar de uma organização para outra, o foco principal é melhorar os processos entre as empresas e seus fornecedores, especialmente aqueles que são considerados parcerias estratégicas para a organização.

o que é SRM?

 

Benefícios da Gestão de Relacionamento com Fornecedores (SRM)

 

Agora que você já sabe o que é SRM, pode entender melhor os benefícios que esse conceito pode te trazer.

Um bom sistema de SRM faz mais do que apenas gerenciar a base de fornecedores. Há uma série de benefícios em buscar as melhores práticas e estratégias de SRM para o seu negócio. Alguns dos mais significativos serão discutidos abaixo:

 

Controle de qualidade e redução de custos

 

Ter um forte processo de gestão de relacionamento com fornecedores em sua organização resulta na identificação de oportunidades de redução de custos e na análise da qualidade do controle de fornecedores. Contudo, isso contribui diretamente para o fator qualidade e custo, o que impacta no resultado final do negócio.

 

Maior controle de desempenho

 

Cada fornecedor precisa cumprir um determinado conjunto de parâmetros para trabalhar com eficiência. Por meio do SRM, esses parâmetros podem ser estudados para analisar o desempenho do fornecedor. Dessa forma, você pode descobrir se sua empresa está obtendo o máximo proveito do fornecedor ou não.

 

 

Relacionamento otimizado com fornecedores

 

Ter relacionamento com fornecedores evita problemas que possam surgir devido à má comunicação. Por isso, desenvolver um relacionamento com um fornecedor significa construir confiança. Em outras palavras, isso quer dizer menos interrupções; e quando houver problemas, ter uma forte conexão com os fornecedores ajudará a resolvê-los mais rápido.

 

Maior eficiência

 

A identificação de relacionamentos com fornecedores alinhados com os objetivos corporativos também pode levar ao aumento da eficiência. Por exemplo, como em todo tipo de relacionamento saudável e mutuamente benéfico, a comunicação melhora com o tempo.

Os fornecedores obtêm uma compreensão mais clara das necessidades específicas dos negócios com os quais trabalham, dessa forma, isso ajuda a eliminar atrasos na cadeia de suprimentos.

 

 

Otimização das estratégias de compliance e mitigação de riscos

 

Uma grande parte do SRM é a gestão de riscos de fornecedores. O risco do fornecedor é um dos maiores problemas com os quais qualquer empresa tem de lidar.

Os fornecedores não podem entregar no prazo, questões de qualidade, compliance, preocupações éticas, governança corporativa e muitas outras variáveis ​​devem ser consideradas com cada fornecedor.

Por isso, ter visibilidade em tempo real dos dados e desempenho do fornecedor, ter planos para lidar com interrupções e poder contar com uma base de fornecimento diversificada é fundamental para manter o valor e a continuidade em tempos difíceis.

 

Como desenvolver um processo de SRM bem-sucedido?

 

Primeiramente, para começar a melhorar a gestão de relacionamento com fornecedores em sua empresa, comece analisando seus fornecedores. Segmente esses fornecedores com base em rentabilidade e responsabilidade: Quais parceiros são essenciais para o sucesso da sua empresa? Quais poderiam estar colocando suas operações em risco?

Em seguida, crie uma estratégia para seus fornecedores. Quais ferramentas, processos e plataformas você precisa para garantir que seus fornecedores possam atender às suas necessidades de negócios?

Além disso, a gestão de relacionamento com fornecedores tem tudo a ver com planejamento, rastreamento, estruturação e simplificação de processos. Isso serve para oferecer maior eficiência e reduzir custos, mantendo a qualidade.

Para que a gestão de relacionamento com fornecedores seja bem-sucedida, ela deve direcionar os processos entre a empresa e seus fornecedores nos níveis operacional, tático e estratégico.

Por outro lado, o SRM deve ser flexível e capaz de responder rapidamente às mudanças. É por isso que o processo de gestão de relacionamento com fornecedores é tão importante. Deve ser uma via de mão dupla, servindo tanto a empresa quanto seus fornecedores.

 

Como a wehandle ajuda na Gestão de Relacionamento com Fornecedores (SRM)?

 

Monitorar, rastrear e colaborar com fornecedores requer as ferramentas certas. O software de gestão de fornecedores da Wehandle foi projetado como um hub central para todos os dados relacionados a fornecedores. Somos um software de gestão de terceiros que conecta clientes e fornecedores, promovendo a colaboração e proporcionando transparência no processo de contratação.

Dessa forma, te ajudamos a escolher o fornecedor certo, a analisar o desempenho daqueles com quem você está trabalhando, e identificar riscos para melhorar a colaboração no planejamento e gerenciamento.

Nossa plataforma conta com a automação que ajuda nas operações diárias de SRM, como gestão de contratos, consulta pública de fornecedores, validação de documentos e certidões que comprovam a conformidade de possíveis parceiros.

 

Acompanhe o desempenho dos fornecedores em tempo real

Com a Wehandle, você pode monitorar e acompanhar várias métricas de desempenho e progresso de fornecedores com um painel em tempo real. O painel é bastante intuitivo, coleta dados automaticamente, processa os números e os exibe em gráficos fáceis de interpretar. Além disso, é feita uma análise de risco, apresentando os riscos que o fornecedor está proporcionando para a sua empresa.

 

Armazene toda a documentação de fornecedores

 

Nossa plataforma tem armazenamento de arquivos em nuvem para guardar toda a documentação dos seus fornecedores em um só lugar. Além de disponibilizar armazenamento, nós validamos e verificamos todos os documentos exigidos, facilitando o processo de qualificação e homologação de fornecedores

A plataforma ainda emite avisos dos vencimentos e pendências, tornando a gestão documental muito mais eficaz. Dessa forma, nossa plataforma se torna uma grande aliada para adoção de SRM na sua gestão de fornecedores.

Agora que você já sabe o que é SRM, fale com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar a implantá-lo na sua empresa e melhorar os processos!

 

 

 

 

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