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Marketplace B2B: como pode facilitar o processo de compras entre empresas?

Esqueça a ideia de que apenas grandes empresas têm estrutura para vender para outras empresas: o marketplace B2B também pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, você sabia?

Esta ferramenta pode até mesmo facilitar o contato com grandes empresas e fortalecer o seu networking. Além disso, reunir dados, analisar e cruzar informações são tarefas que demandam muito tempo. Portanto, um bom marketplace B2B ajuda a automatizar e resolver esse problema com facilidade.

Neste artigo, vamos explicar o que é marketplace B2B, como funciona, os benefícios e, por fim, listamos 5 fatores da gestão de fornecedores que são otimizados quando o setor de compras possui um bom marketplace B2B. 

Confira!

 

O que é marketplace B2B?

 

Antes de entrarmos em mais detalhes, vamos primeiro falar o que significa “B2B”.

A abreviação “B2B” significa simplesmente “business to business”. Geralmente representa um modelo de negócios que envolve empresas que prestam serviços ou fornecem produtos para outras empresas, em vez de consumidores individuais. 

Um marketplace B2B é um tipo de plataforma de comércio eletrônico que reúne vendedores e compradores B2B e permite que eles façam negócios em um só lugar online. As empresas vendem seus produtos e outros serviços de valor agregado, mas em um mercado B2B, os vendedores são fabricantes, fornecedores e atacadistas, e os clientes são outras empresas. 

Dependendo das diferentes naturezas da venda B2B, um marketplace B2B também pode ser chamado de outros nomes, incluindo plataforma de negociação B2B, site de aquisição ou fornecimento B2B, portal B2B, mercado de vários fornecedores, catálogo e muito mais.

 

Teclado de computador com a palavra "b2b"

 

Como funciona o marketplace B2B?

 

Um marketplace B2B reúne diversas empresas que divulgam seus produtos e serviços para outras empresas. São indústrias que vendem para distribuidores, fornecedores que vendem para fabricantes e importadores que vende para revendedores.

Existem marketplaces generalistas onde é possível encontrar empresas de diversos segmentos. Os chamados nichos de mercado são mais específicos. Elas reúnem empresas de um mesmo segmento, como materiais hospitalares, produtos agrícolas, máquinas para construção civil e muitos outros.

As empresas que precisam desses produtos ou serviços acessam a plataforma em um marketplace B2B em busca de produtos ou serviços, depois avaliam preços, prazos de entrega, formas de pagamento e outros critérios importantes para decidir qual fornecedor escolher.

 

Diferenças entre o Marketplace B2B e B2C

 

Para investigar melhor a definição do que é uma empresa B2B, é útil comparar o B2B com outro tipos de vendas, como B2C.

Business-to-consumer (B2C), também conhecido como vendas no varejo, vende diretamente a clientes individuais. É uma transação comercial mais simples, com menor volume, preço fixo e menos administração.

As empresas B2B têm um público-alvo totalmente diferente e oferecem produtos, matérias-primas, peças semi-acabadas, peças acabadas, serviços ou consultas que outras empresas precisam para operar, crescer e lucrar.

 

Exemplos de mercado B2C

 

 

Exemplos de mercado B2B

 

Não há muitas plataformas de mercado B2B notáveis hoje ​​por aí, principalmente devido às complexidades de construir a tecnologia e ganhar uma reputação confiável ao longo dos anos. Aqui estão alguns dos principais mercados de vários fornecedores B2B:

 

 

Quais os principais benefícios do marketplace B2B?

 

Atualmente, 75% das compras B2B já são feitas on-line, e cada vez mais empresas estão aproveitando os canais on-line para conduzir o sourcing e aquisição de produtos. Para os fornecedores, fazer parte de um mercado B2B representa um enorme potencial para levar suas vendas e negócios para o próximo nível.

Se você ainda não está convencido, continue lendo para saber mais sobre os benefícios de vender em um marketplace B2B.

Por isso, vamos dar uma olhada mais de perto nos detalhes do que os mercados B2B online podem potencialmente oferecer às empresas. 

 

Maior escolha de fornecedores

 

A transparência dá aos compradores maior consciência das opções de fornecedores, aumentando a concorrência entre fornecedores e criando oportunidades para grandes compradores replicarem (ou mesmo aumentarem) as vantagens de escala que há muito negociam por meio de compras à vista por meio de canais tradicionais. 

Assim, os mercados on-line podem permitir que os compradores consolidem suas listas de fornecedores.

 

 

Baixo investimento

 

Qualquer empresa que entra em um marketplace não precisa investir em infraestrutura, pois a plataforma já está pronta para uso. Portanto, você não precisa se preocupar com desenvolvimento de sites, hospedagem, domínio e publicidade. Consequentemente, é necessário apenas um pequeno investimento, limitado ao valor do plano contratado.

Dependendo do setor, as empresas normalmente gastam de 15% a 30% da receita em gastos indiretos, portanto, as oportunidades de economia são altas – especialmente para os setores com as maiores taxas de gasto indireto em relação ao total. 

As organizações do setor público provavelmente estarão entre as maiores vencedoras: seus gastos geralmente são mais fragmentados do que os das empresas do setor privado e seus recursos internos para compras costumam ser mais limitados.

 

Maior visibilidade

 

Na plataforma, a empresa fornecedora pode inserir sua marca, cadastrar todas as informações importantes do seu negócio, cadastrar seu catálogo de produtos e serviços. 

Por ser uma plataforma de vendas B2B, milhares de tomadores fazem parte dela, interessados ​​em novas fontes de serviço. Para transações bem-sucedidas, é fundamental realizar o cadastro de forma completa e correta, a fim de facilitar a busca pelos tomadores.

 

Gestão de gastos e conformidade

 

As empresas fornecedoras recebem notificações de oportunidades geradas pelos compradores e podem participar de processos, criando assim mais chances de aumentar as vendas. 

Além disso, os recursos de análise avançada podem ajudar as empresas a controlar riscos indiretos com mais flexibilidade do que as táticas de longa data, como permitir compras apenas de uma seleção muito restrita de catálogos. 

 

Expansão da base de clientes

 

As plataformas de marketplace B2B permitem atingir rapidamente e facilmente um grande número de clientes em uma variedade maior de setores. Isso porque seu público é bem segmentado, já que são empresas.

E, com a flexibilidade que acompanha a maioria das plataformas de B2B, sua empresa pode mostrar sua experiência e liderança em seu campo específico. Em vez de pesquisar e procurar novos clientes em potencial, o marketplace B2B conecta você instantaneamente com outros parceiros. 

 

Como o marketplace B2B pode facilitar no processo de compras entre empresas?

 

Recrutamento de novos fornecedores

 

O recrutamento de fornecedores é fundamental para o sucesso do seu marketplace. Um marketplace de sucesso é construído em um grande catálogo de produtos e serviços, então você precisa de um grande suprimento de vendedores para prosperar. Isso pode ser difícil, mas é um componente importantíssimo. 

Essas plataformas trazem a amplitude e a profundidade dos serviços para a sua empresa. Certificar-se de que você pode identificar os fornecedores certos, e levá-los a enviar sua inscrição é fundamental. 

 

Integração de fornecedores

 

Depois de ter os fornecedores inscritos e aprovados, você precisa considerar como integrar esses fornecedores da maneira mais eficiente e eficaz possível. 

Processos de integração demorados e complexos são uma das áreas em que os mercados podem ter dificuldades. A integração dos principais recursos e funcionalidades de integração na tecnologia de mercado permite um autoatendimento fácil dos principais processos de integração, como envio e armazenamento da documentação necessária.

 

Gestão de fornecedores aprimorada

 

As tecnologias de marketplace precisam fornecer uma capacidade abrangente para gerenciar fornecedores individuais e seus serviços.

Por isso, busque tecnologias criadas com relatórios e alertas aprimorados que permitam mais visibilidade do desempenho do vendedor. Esses relatórios ajudarão você a manter seus vendedores no caminho certo e permitirão que você planeje o futuro.

 

Homologação de fornecedores

 

A homologação é um dos processos essenciais na gestão de fornecedores. Negligenciar essa etapa pode expor sua empresa a uma série de riscos. Quando você faz parte de um bom marketplace B2B, todos os detalhes da política de compras da empresa são repassados ao desenvolvedor.

Isso permite que apenas aqueles que estão com as documentações atualizadas, por exemplo, permaneçam na base. Mas também permite a inclusão de novos parceiros que estejam alinhados com as determinações da empresa. Isso dá segurança no atendimento às demandas, autonomia para os solicitantes e áreas comprarem diretamente na loja online com itens e fornecedores homologados, garantindo assim a conformidade do processo e mais controle para os tomadores de serviços.

 

Gestão de documentos

 

Está aí uma coisa que muita gente esquece quando precisam contratar um novo parceiro: a gestão de fornecedores também inclui a gestão de documentos. Afinal, a cada nova parceria, uma série de documentações são exigidas e ignorá-las pode expor seu negócio a vários riscos.

Os riscos mais comuns são os relacionados ao financeiro, danos à marca e reputação, qualidade de serviço, trabalhistas e legais (problemas com certificações e documentos obrigatórios, por exemplo).

Alguns dos softwares mais completos do mercado geram reincidência de cadastros e vencimentos de documentos, tirando essa dependência do controle manual. Além disso, oferecem integrações com órgãos públicos ou consultas necessárias para cada tipo de parceiro.

 

Precisa de marketplace B2B? A Wehandle pode te ajudar 

 

Por meio de nossa plataforma de marketplace B2B, ajudaremos você a tornar a automação B2B o padrão para todos os aspectos do seu negócio: desde a realização de solicitação de serviços até outras transações e comunicações que ocorrem entre você e seus prestadores.

A Wehandle abrange o Brasil inteiro. Dando a você acesso a ferramentas colaborativas, conexões expandidas e análises detalhadas, nossa rede é a única solução de que você precisa para se conectar com centenas de compradores e vendedores. 

Os fornecedores não apenas obtêm acesso instantâneo a novos compradores em potencial em nossa plataforma, mas nossas interações digitais contínuas mostram um valor claro para ambas as partes. 

 

Colocamos seus relacionamentos com fornecedores em primeiro lugar

 

Na Wehandle, criamos uma plataforma marketplace B2B que permite que você se comunique com fornecedores em potencial, crie conexões e ainda mantenha contato pessoal. 

Nossa plataforma de marketplace B2B mantém as comunicações em uma única plataforma para que você possa realizar interações em tempo real e seguir contratos em cada etapa do processo. 

 

Moderno e sofisticado, mas fácil de usar

 

Acreditamos que sua experiência no mercado B2B deve ser agradável. Qual é o sentido de investir em uma solução que é muito complexa para entender? Nossa plataforma lhe dá controle sobre todos os aspectos importantes de sua experiência: o que você vende, para quem você vende, quais os riscos. Você está no controle a cada etapa.

 

Plataforma segura e confiável

 

Nossa plataforma está repleta de milhares de fornecedores homologados. E, graças à nossa extensa rede de parcerias, todas as nossas transações são seguras e confiáveis ​​para milhares de empresas. 

 

Nossas ferramentas se integram perfeitamente 

 

A digitalização da cadeia de suprimentos é o nosso foco. Todas as nossas ferramentas digitais trabalham juntas para ajudá-lo a criar uma cadeia de suprimentos digital abrangente e resiliente.

Por fim, com mercados turbulentos e setores em rápida mudança, as organizações precisam da confiabilidade de uma plataforma forte e segura que possa se adaptar às suas necessidades. 

Como uma solução de mercado criada para adaptabilidade, a Wehandle é o parceiro confiável com o qual você pode contar durante os períodos de interrupção.

Para saber mais sobre como nós podemos ajudar sua empresa a melhorar seus processos de gestão de fornecedores, entre em contato com nossa equipe de especialistas hoje mesmo!

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