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Desenvolvimento de fornecedores: o que é e como fazer

A manutenção da competitividade no mercado começa por encontrar bons fornecedores. Ter parceiros comerciais qualificados impacta toda a cadeia produtiva, refletindo assim no consumo do cliente final.  

No entanto, para de fato se destacar a empresa precisa estar comprometida no desenvolvimento de fornecedores. Afinal, quanto mais alinhadas as empresas fornecedoras contratadas estejam em relação às estratégias, metas e planejamento estratégico do contratante, maiores as chances de aumentar o seu potencial comercial. 

Para entender melhor como deve funcionar esse processo de desenvolvimento de fornecedores, continue a leitura do nosso artigo! 

 

O que é desenvolvimento de fornecedores? 

 

O desenvolvimento de fornecedores abrange diferentes medidas que têm por objetivo dar suporte à formação de parceiros comerciais. A ideia é que as entregas deles tenham ainda mais qualidade, mas também que os processos internos sejam otimizados e os custos da parceria reduzidos, fomentando assim uma nova capacidade ou competência.  

A partir do momento em que há o desenvolvimento de fornecedores, ambas as partes saem ganhando. Afinal, melhorar processos e investir em tecnologias que agilizem e auxiliem no aprimoramento de operações, faz com que as entregas tenham maior qualidade e sejam feitas em tempo hábil menor. Para isso seja possível, é necessário elaborar um programa de desenvolvimento, no qual existe um plano de ação detalhado, com prazo para implementação da mudança. 

 

Como engajar esses parceiros? 

 

Para poder engajar seus fornecedores, a melhor coisa é manter uma comunicação aberta. É preciso entender também em que posição seu fornecedor está e quais os seus interesses, até mesmo para que os treinamentos sejam viáveis para eles.  

Além do mais, é preciso enfatizar os benefícios desse desenvolvimento para dar continuidade aos negócios. Fazer o reconhecimento e premiar o fornecedor também podem ajudar a estabelecer a participação. Ou seja, é preciso que ele enxergue valor nas ações.  

Um ponto que merece atenção é quando a empresa conta com um grande número de fornecedores dos mais diversos setores. Isso faz com que o desenvolvimento se torne um desafio, exigindo assim uma organização por setor e a utilização de grandes empresas como referência. 

 

Por que investir nessa estratégia? 

 

Investir no desenvolvimento de fornecedores proporciona uma série de benefícios para as empresas. A partir do momento que ela tem um processo estruturado, há uma maior facilidade de fazer a gestão dessa parceria, melhorando processos, o que reflete no aumento da satisfação do cliente. Vamos conhecer mais sobre as vantagens: 

 

Melhoria no desempenho 

O desempenho maior é uma das principais razões para investir no desenvolvimento de fornecedores. Ao contribuir para a melhoria de processos, fazendo com que eles sejam mais eficientes, seguros e escaláveis, o fornecedor tende a ter um melhor desempenho nas suas entregas, proporcionando uma vantagem competitiva.  

 

 

Redução de custos 

 

Quando os serviços executados pelo fornecedor passam a ser realizados de maneira mais eficiente, os custos tendem a diminuir, enquanto os lucros aumentam. Por exemplo, ao introduzir novas tecnologias e capacitar a equipe do fornecedor para utilizá-la da melhor maneira, ajuda a tornar os processos mais assertivos e ágeis.  

Isso pode ser parte do desenvolvimento de fornecedores, o treinamento para o uso de novas tecnologias e até processos mais modernos.  

 

Maior satisfação do cliente 

 

Vale a pena reforçar o impacto que o desenvolvimento de fornecedores têm na satisfação do cliente. Ao manter uma comunicação mais ativa com esses parceiros comerciais, os problemas tendem a ser resolvidos mais rapidamente.  

Além disso, as demandas do mercado são contempladas de maneira mais rápida e os produtos tendem a ter uma maior qualidade e estar mais alinhados às expectativas dos clientes.  

 

Melhora na imagem da marca 

 

O desenvolvimento de fornecedores tem potencial para impactar toda a cadeia de suprimentos. Isso significa que ele vai gerar um efeito em cadeia, pois outras organizações também começam a investir nesse processo ao perceber os benefícios proporcionados. 

Isso sem falar do reconhecimento dos consumidores em relação às empresas comprometidas com o desenvolvimento econômico. Consequentemente, há uma melhora da imagem da marca diante do mercado. 

 

Como fazer o desenvolvimento de fornecedores estratégicos? 

 

Existem três fatores principais que se destacam no desenvolvimento de fornecedores: comunicação, treinamento e colaboração. Quando eles estão alinhados fica muito mais fácil ter bons resultados no processo de desenvolvimento junto aos parceiros.  

Elas serão a base para a construção e execução de um programa de desenvolvimento. A seguir vamos traçar um passo a passo para que essa jornada aconteça! 

 

Defina um objetivo 

 

O desenvolvimento de fornecedores, sejam eles novos ou antigos, deve estar alinhado com os objetivos e estratégias da empresa que faz a contratação do serviços. Ou seja, é preciso analisar para onde o negócio está caminhando, até mesmo para saber o que será alinhado junto do fornecedor em termos de melhoria.  

Uma boa maneira de fazer isso é fazendo algumas perguntas: é preciso melhorar o desempenho do fornecedor? Diminuir custos? Otimizar a qualidade de produtos ou processos? Os pontos a serem desenvolvidos vão variar conforme a realidade do negócio e comunique-se bem com a outra parte. 

 

Saiba como avaliar 

 

Para saber se um treinamento está dando resultados, você precisa entender como avaliar os resultados dos fornecedores. Os indicadores de desempenho operacional, conhecidos também como KPIs (Key Performance Indicator), vão englobar uma série de aspectos, como pontualidade, entrega, flexibilidade, custo, entre outros.  

Ter bem definido quais são esses indicadores vai fazer diferença nas diferentes fases de um treinamento, como:  

  • no momento do feedback sobre o desempenho;  
  • no alinhamento entre as metas da empresas e as entregas dos fornecedor;  
  • na avaliação de resultados e implementação de boas práticas.  

 

 

Acompanhe a estabilidade financeira  

 

Um ponto importante a ser trabalhado no desenvolvimento de fornecedores é a organização contratante auxiliar na estabilidade financeira do parceiro comercial. Afinal, se as finanças não estão em dia ou estáveis, a qualidade e o prazo na entrega de produtos podem ser impactados negativamente. 

Além da estabilidade financeira saiba o que mais pode ser incluído no desenvolvimento de fornecedores: 

  • gestão de processos focada no cumprimento de entregas, elaboração de melhores produtos e serviços, bem como redução de custos de produção; 
  • liderança comprometida com resultados, facilitando assim a conquista do sucesso do negócio; 
  • investimento em comunicação para que ela seja transparente e colaborativa, melhorando o relacionamento entre ambas empresas; 
  • desenvolvimento de planos de ação eficientes, que sejam baseados em dados. 

 

Adote um plano de ação 

 

O plano de ação nada mais é que o desenvolvimento de uma estratégia que tenha por objetivo alcançar as metas definidas. Na prática, é levado em consideração um cronograma de trabalho, nível de qualificação a ser conquistado, os treinamentos que serão realizados, as responsabilidades e recursos necessários. 

Vale lembrar que a mudança não acontece do dia para a noite. A ideia é que o plano de ação estabeleça mudanças de maneira gradual. Para ajudar na elaboração do treinamento é preciso trabalhar alguns aspectos, como:  

  • pontos a serem desenvolvidos, ou seja, os aspectos que merecem mais atenção;  
  • os riscos, avaliando o que pode ser feito para evitar que essa parceria seja comprometida de alguma forma, a ideia é reduzir os seus impactos e efeitos na operação;  
  • oportunidades tanto para o contratante quanto para o contratado, o que pode ser positivo e que contribuirá efetivamente para as duas partes.
     

Para implementar o desenvolvimento de fornecedores, será necessário contar com o apoio de tecnologias, visando aprimorar o processo e também manter os dados sobre os avanços catalogados.  

Com a ferramenta da wehandle, você consegue organizar os processos de onboarding, mas também analisar e monitorar os fornecedores. A ideia é mitigar riscos realizando validações e monitorando documentação fornecida por terceiros. 

Para saber mais sobre como podemos apoiá-lo no desenvolvimento de fornecedores, entre em contato conosco! 

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