A cultura data driven é uma estratégia indispensável que a sua empresa precisa ter para sobreviver neste novo mundo digital, onde as decisões são baseadas em dados e não apenas em suposições e experiências passadas.
Na verdade, os dados estão ao nosso redor. Seja na forma de números, planilhas, fotos, vídeos e muitas outras coisas. Hoje, os dados são muito importantes. E para que as organizações sobrevivam e se expandam, estabelecer uma cultura data driven é muito crítica.
A chave para permanecer competitivo em um mercado em rápida evolução requer mais do que apenas obter informações. Exige que as empresas desenvolvam uma cultura completa orientada por dados que se concentre na otimização dos resultados e desempenho dos negócios por meio de métricas em todos os setores, principalmente em supply chain e compras.
Mas o que é cultura data driven e qual a importância para esses dois setores? Como você estabelece uma cultura orientada por dados em tempos em que a maioria evita o processamento deles?
É o que você vai descobrir neste artigo. Continue lendo!
O que é cultura data driven?
A palavra “data driven” vem do inglês e significa “orientada por dados”. Sendo assim, uma cultura data driven é sobre tomar decisões com base em números e insights gerados usando dados.
Trata-se de deixar para trás a abordagem tradicional de tomada de decisão com base em suposições e sentimentos particulares e incentivar o uso de dados nas atividades e tarefas diárias de todos os departamentos.
Por exemplo, insights podem ser obtidos a partir de dados para identificar vazamentos no supply chain, exigindo ações das equipes de aquisições e compras para evitá-los.
Mas, ao mesmo tempo, uma cultura data driven também significa incutir confiança e compromisso entre todos os membros de uma organização para colaborar com fluidez em métricas compartilhadas, permitindo o acesso aos dados na ponta dos dedos.
Benefícios de uma cultura data driven
Confiar em pressentimentos e suposições sempre foi uma estratégia insustentável. Por isso, tornar-se uma organização orientada por dados não apenas capacita as equipes a usar insights para melhorar a tomada de decisões, mas também torna os processos mais eficientes e eficazes.
Além disso, trata-se de garantir que você duplique suas principais competências e evite erros que possam atrapalhar sua transformação digital e o crescimento dos negócios.
Agora, existem muitas vantagens associadas a uma cultura data driven, mas aqui listamos algumas das mais importantes:
Suporta rastreamento de progresso e transparência
Quando você está competindo em um mercado em rápida evolução, está movimentando várias partes de suas operações em conjunto. Mas o truque para ter sucesso aqui é garantir que você esteja progredindo em todas as frentes, mantendo-as alinhadas.
Uma cultura data driven ajuda a evitar o uso de dados para mera geração de relatórios semanais ou mensais. Em vez disso, concentra-se no desenvolvimento de uma funcionalidade de relatório transparente para fornecer uma visão holística de todas as funções.
Aumenta a produtividade e melhora a eficácia da equipe
Com melhor acompanhamento e coordenação do progresso, uma cultura data driven ajuda a definir as constantes e os elementos dinâmicos em todas as funções.
Isso permite que os departamentos definam claramente seu escopo de trabalho, alinhem suas tarefas diárias, priorize atividades com base nos dados que indicam que sua atenção é necessária e entregue no prazo, aumentando a produtividade em todas as frentes.
Melhora o engajamento e produtividade
A maioria das organizações vê sua produtividade cair no meio da operação devido à falta de envolvimento ou interesse dos colaboradores. Mas ambas as razões são motivadas pela falta de definição do que devem alcançar e como podem avançar para isso. Uma cultura data driven ajuda a lidar com ambos.
Economiza custos e aumenta a receita
Com melhor coordenação, transparência de progresso e melhor tomada de decisões de negócios, uma cultura data driven ajuda as organizações a identificar brechas e oportunidades em sua estratégia de crescimento.
Isso ajuda a economizar custos, evitando atividades e tarefas com maior chance de falha, apostando apenas naquelas que agregam valor ao objetivo final.
Qual a importância da cultura data driven em supply chain e compras?
A cultura data driven é importante em supply chain e compras, pois ter dados como base para a tomada de decisões nessa área tende a ajudar a empresa a mitigar riscos e evitar perdas financeiras.
Mas de fato, há muitas vantagens de uma cultura data driven. Veremos a seguir porque possuir uma cultura orientada por dados é tão importante em supply chain e compras.
1. Aumenta a confiança na tomada de decisões em todos os níveis
Uma empresa funciona com decisões tomadas todos os dias – não importa quão grandes ou pequenas. Cada pequena tarefa que você adiciona ao seu projeto afeta o objetivo geral que você está tentando alcançar.
Com uma cultura data driven, você não precisa questionar ou ser cético sobre seu plano de ação. Você terá dados concretos para analisar ao decidir o que precisa ser feito ou o que precisa ser priorizado nos departamentos.
Sua tomada de decisão automaticamente se torna mais confiante e menos propensa a erros.
2. Identificação mais precisa de fornecedores alinhados com a necessidade e expectativa da empresa
Ter alinhamento de expectativa é indispensável para construir bons relacionamentos com fornecedores. Os dados ajudam a descrever o comportamento de um fornecedor e como eles interagem com sua empresa.
Isso ajuda a orientar as ações de suas equipes de supply chain e compras, ajudando-as a identificar com maior precisão se os fornecedores estão dentro das expectativas esperadas.
3. Melhoria na aquisição e engajamento do cliente
Com a maior longevidade dos contratos, você tem a chance de entendê-los melhor à medida que progridem em sua jornada com seus negócios.
Mais detalhes sobre seu fornecedor ideal permitem que você crie estratégias sob medida para seus processos, levando a menores custos de aquisição e melhores taxas de engajamento ao longo da contratação.
4. Reduz o tempo do processo de homologação de fornecedores
A homologação é um aspecto fundamental da gestão de fornecedores – e algo que todas as empresas devem fazer ao decidir contratar um terceiro. Na maioria das vezes, esse processo pode se tornar bastante demorado e burocrático.
Portanto, a plataforma escolhida desempenha um papel importante na determinação da eficiência, automação, segurança e confiabilidade gerais do processo de homologação do fornecedor.
5. Aprimoramento da gestão de riscos
Devido à complexidade do cenário atual, sua empresa precisa de uma cultura data driven em supply chain. Por quê? Para identificar uma variedade de ameaças potenciais, desde desperdício a fraude, anomalias de faturamento e padrões de risco.
A gestão eficaz de riscos de fornecedores requer mais do que uma abordagem reativa aos riscos potenciais. Em vez disso, você deve agir proativamente para mitigar e se proteger contra problemas antes que eles surjam.
Qual a relação entre cultura data driven e gestão de terceiros?
Listar os maiores desafios de gestão de riscos de terceiros é outra maneira de entender a importância de desenvolver uma cultura data driven para esse setor.
Pois encontrar fornecedores qualificados, reduzir os riscos desse tipo de relacionamento e garantir a ética nas parcerias estão entre os principais desafios enfrentados pelas empresas que precisam desses terceiros para levar adiante seus processos.
Pensando nisso, fica mais fácil entender porque uma boa gestão de dados é tão importante, e porque o uso desses registros deve nortear decisões.
Nesse sentido, lembre-se de que os dados são a base para a construção de uma supply chain sólida e eficiente. É por meio da análise e avaliação dessas informações que se torna possível chegar a fornecedores realmente preparados para atender as necessidades.
Sendo assim, não esqueça de que dados incompletos, falsos e ausentes afetam diretamente na gestão de terceiros de uma empresa.
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