Mobilização e desmobilização de terceiros: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

mobilização e desmobilização

A gestão de risco com terceiros deve considerar todas as etapas da prestação do serviço, desde o momento da homologação até a finalização do contrato. No entanto, vários controles devem ser utilizados para acompanhar as empresas terceirizadas.

A partir daí, surge um dos maiores desafios de quem precisa terceirizar serviços: a mobilização e desmobilização de contratos e terceiros. Esses processos de controles se tornam essenciais, pois visam mitigar riscos trabalhistas e previdenciários relacionados à contratação e ao desligamento de terceirizados.

Neste artigo, entenda como uma boa implementação dos processos de mobilização e desmobilização podem ser uma forma efetiva de prevenir ações trabalhistas e mitigar os riscos com terceiros.

 

Qual é o real problema da mobilização e da desmobilização?

 

Você já percebeu que o mercado competitivo exige empresas mais profissionais, e que cada vez mais empresas utilizam serviços terceirizados? Sem dúvida, terceirizar é a melhor forma de responder rapidamente a situações como substituição de colaboradores, além de otimizar custos, minimizar riscos e, claro, aumentar a eficiência das operações.

Se vamos falar de empresas eficientes, estamos falando de alto poder produtivo. Hoje, uma empresa não pode esperar dias para contratar novos funcionários quando há uma demanda específica e urgente.

Do modo tradicional, começa com a procura de profissionais, entrevistas, contratações, exames complementares e uma série de burocracias que levam tempo. Não faz sentido esperar todo esse tempo, que pode ser de responsabilidade de uma empresa terceirizada para atender essa necessidade, não é mesmo?

O segredo de uma empresa que não perde tempo quando há essa mobilização está na terceirização. Uma solução prática e flexível que, com facilidade, entrega profissionais selecionados com rapidez e qualidade.

Essa agilidade só é possível, pois os procedimentos de contratação e desligamento são de responsabilidade da empresa contratada para a terceirização, incluindo todos os procedimentos administrativos e financeiros. Basta aguardar a chegada dos novos colaboradores, sem interromper o fluxo de trabalho. Por isso, os processos de mobilização e desmobilização se tornam tão importantes.

 

mobilização e desmobilização

 

O que é mobilização?

 

O processo de mobilização nada mais é que o processo de integração da empresa fornecedora ou de seus funcionários para a prestação de serviços. É essencial para grandes empresas, que possuem um grande número de terceirizados realizando trabalhos em suas dependências.

É por meio do processo de mobilização que é possível garantir a uniformidade dos dados cadastrais de todos os terceiros. E, principalmente, que todos sigam as normas de saúde e segurança do trabalho estabelecidas pela contratante.

Uma vez que os prestadores de serviços, além de cumprirem as exigências legais, devem cumprir uma série de procedimentos para que seus funcionários possam acessar as dependências das empresas tomadoras, principalmente aquelas que oferecem algum grau de risco.

Em outras palavras, esse processo visa garantir a validade dos dados cadastrais dos prestadores de serviço, gerenciar as mobilizações e integrar todas as informações com os demais processos de controle dos prestadores de serviço.

De forma simples, o principal objetivo é garantir que os colaboradores terceirizados estejam qualificados para desenvolver a atividade contratada após a aprovação de todos os setores envolvidos.

 

mobilização de contratos

 

Qual a importância de realizar a mobilização de terceiros?

 

Você concorda que não há dúvidas de que um processo de mobilização bem estruturado é essencial para a saúde e segurança da organização e de todos os funcionários que nela trabalham, sejam eles próprios ou terceiros, certo?

No entanto, podemos destacar aqui um ponto de atenção que reforça a importância desse processo: a empresa tomadora (contratada) é corresponsável pelos trabalhadores terceirizados. E ainda pode ser legalmente responsável por eles em caso de omissão da empresa terceirizada.

Portanto, a empresa contratante deve se resguardar ao máximo, verificando criteriosamente a documentação da empresa e dos funcionários terceirizados, e aqui se descreve a enorme importância do processo de mobilização.

 

Afinal, o que é desmobilização?

 

Já vimos no artigo o que é mobilização, seus principais aspectos e a importância. Agora, vamos falar sobre o procedimento inverso: a desmobilização.

De forma simples, a desmobilização é o processo de retirada da empresa fornecedora ou de seus funcionários ao final da prestação de serviços.

Sendo assim, após a finalização do processo de mobilização e aprovação de toda a documentação, inicia-se a execução do contrato propriamente dito, no qual é concedido acesso aos funcionários terceirizados.

Dessa forma, no encerramento das atividades, as empresas contratadas, além de apresentar toda a documentação referente ao cumprimento das obrigações contratuais, devem solicitar a inativação do acesso dos terceiros alocados no contrato.

 

desmobilização de terceiros

 

Qual a importância da desmobilização de terceiros?

 

Em resumo, independentemente da situação, a desmobilização é um procedimento obrigatório. Caso não realize corretamente, pode gerar consequências desagradáveis para o prestador de serviço.  Pois pode impactar na sua avaliação de desempenho, aplicação de penalidades contratuais, entre outras medidas mais graves.

Além disso, realizar a desmobilização garante que a empresa terá maior segurança jurídica, caso ocorra algum passivo trabalhista. Sua empresa estará resguardada, pois realizou corretamente todo o processo de desmobilização daquele colaborador.

 

Como a wehandle pode ajudar no processo de mobilização e desmobilização?

 

Por fim, como a mobilização é realizada antes da execução de um serviço,  isso contribui significativamente para a mitigação de riscos e passivos trabalhistas decorrentes de terceiros.

Já a desmobilização é a etapa final da prestação do serviço, e realizar esse processo faz toda a diferença para que haja uma menor probabilidade de reclamações trabalhistas, pois os controles estão sendo realizados para garantir que os colaboradores tenham todos os seus direitos garantidos.

Por isso, é importante contar com a ajuda de empresas especializadas, como a wehandle. Realizamos o processo de mobilização e desmobilização de terceiros de forma rápida e eficaz, a fim de tornar o procedimento mais eficiente e assertivo.

Nosso objetivo é garantir que os terceirizados estejam com todas as documentações corretas, e aptos a exercer a atividade contratada. Dessa forma, uma série de riscos trabalhistas podem ser mitigados e a sua empresa tem maior segurança na contratação de terceiros.

Se você gostou deste conteúdo, considere se inscrever em nossa newsletter para receber ótimos artigos como este diretamente em sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Materiais Gratuítos

Confira nossos materiais gratuitos disponíveis para te ajudar na gestão de terceiros.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail

Quer se tornar um especialista.

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail