O mercado de terceirização de serviços tem crescido cada vez mais no Brasil. Prova disso, é que segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) , em média 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização em algum setor ou atividade, destinando para a atividade cerca de 18,6% de seus orçamentos.
A tendência é que nos próximos anos esses números aumentem e para quem ainda não utiliza essa possibilidade na empresa é hora de conhecer as suas vantagens, bem como seus desafios.
Afinal, nunca se sabe quando será necessário contar com esse recurso.
Apesar da contratação de terceiros exigir todo um trabalho cuidadoso e um contrato bem elaborado, a administração do negócio tende a ser menos burocrática com esse auxílio.
O maior impacto é para a área de Recursos Humanos, tendo em vista que não existe a necessidade de lidar com processos complexos de contratação, nem mesmo com o desligamento desses profissionais. Assim, o time poderá se dedicar a questões mais estratégicas.
Além do mais, não existe a obrigatoriedade de lidar com cálculos e pagamentos de encargos trabalhistas, permitindo assim que os profissionais da área se dediquem, por exemplo, gerenciar a cultura organizacional, garantindo assim um ambiente de trabalho propício aos colaboradores.
Encontrar profissionais especializados nas áreas de necessidade da empresa nem sempre é tarefa simples, principalmente, quando falamos sobre atividades muito específicas, que demandam conhecimento específicos A terceirização pode ser uma importante aliada nesse sentido.
Isso se torna mais relevante ainda se a organização não conta com a estrutura para treinar o profissional ou precisa de uma habilidade para um projeto em específico.
Afinal, isso ajuda a garantir a execução de um trabalho de qualidade, contribuindo para o bom andamento das atividades.
Além disso, contribui para reduzir erros e trazer maior produtividade para a empresa, tendo em seu quadro pessoas já familiarizadas com a situação em questão.
Sempre quando falamos de terceirização de serviços, um dos principais benefícios destacados no mercado é o foco no core business . E o que significa isso?
Resumidamente, é dedicar seu tempo fazendo aquilo que você tem expertise. Com as tarefas de back office sendo executadas pelo prestador de serviços , há muito mais tempo e energia para focar na atividade principal do seu negócio e gerar mais valor aos clientes.
Isso permite que a empresa tire da mão aquelas atividades secundárias, mas que demandam esforços e tempo da equipe.
A terceirização de serviços também contribui para a redução de custos operacionais , como salários, benefícios, impostos, mas também gastos com infraestrutura.
Afinal, ao invés de fazer a contratação de novos colaboradores para uma atividade específica, é possível terceirizar os serviços com um prestador que já conta com a expertise necessária na área.
Consequentemente, isso reflete em uma economia de tempo e dinheiro, permitindo um redirecionamento de recursos para áreas que precisam de investimento.
Ao terceirizar, as empresas transferem a responsabilidade pelos aspectos trabalhistas e jurídicos associados aos terceirizados para a prestadora de serviços . O que inclui questões como conformidade com leis trabalhistas, encargos sociais e responsabilidade por ações judiciais relacionadas ao emprego. Ou seja, há uma redução de riscos trabalhistas e jurídicos.
Outro ponto é que a terceirização permite uma maior flexibilidade para se adaptar a mudanças nas condições do mercado e flutuações na demanda. Empresas terceirizadas muitas vezes têm a capacidade de escalar ou reduzir recursos conforme haja necessidade, diminuindo os riscos ligados a picos ou quedas repentinas na demanda.
Por sua vez, em setores onde a conformidade regulatória é crucial, as terceirizadas muitas vezes assumem a responsabilidade por manter-se atualizadas com as regulamentações em constante mudança. O que evita os riscos relacionados à não conformidade.
Benefícios são o que não faltam com a terceirização de serviços, mas, precisamos deixar claro que existem uma série de desafios nesse campo. É importante estar atento a eles, para poder obter os benefícios citados.
A escolha do fornecedor é um dos desafios mais críticos no processo de terceirização, pois pode impactar diretamente o sucesso ou fracasso da parceria.
Por isso, antes de bater o martelo sobre a contratação de um terceirizado , é preciso checar se o serviço por ele prestado é satisfatório e condiz com as expectativas da sua empresa.
Alguns aspectos são indispensáveis como as habilidades para desempenhar as tarefas para as quais foram contratados, experiência no ramo e histórico de bom desempenho do fornecedor em relação às suas necessidades específicas.
Além disso, é preciso estar atento também à conformidade com regulamentações e padrões éticos. Aliás, esse último ponto deve ser cuidadosamente pesquisado, pois impacta diretamente na reputação da sua marca .
Por isso, a empresa de serviços terceirizados precisa ser bem administrada, já que, em casos de qualquer problema, a contratante também precisará arcar com as consequências das más condutas.
Fazer a administração do contrato também é um desafio quando se trata da terceirização de serviços. A empresa contratante precisa gerenciar o documento com bastante atenção. E o que isso significa?
Fiscalizar e acompanhar o trabalho prestado, a fim de minimizar custos e evitar surpresas relacionadas à questões trabalhistas, fiscais e previdenciárias.
Vale a pena garantir que os termos contratuais permitam ajustes conforme for preciso para lidar com mudanças nas condições de mercado ou nas necessidades da empresa.
A contratada também precisa assegurar a capacidade de enfrentar desafios operacionais , financeiros, legais e outros que possam surgir durante a parceria.
O gerenciamento eficaz do prestador de serviço é essencial para o sucesso da terceirização, mas também pode apresentar desafios significativos.
Manter uma comunicação eficaz entre a empresa contratante e o prestador de serviço não é simples, principalmente, se houver barreiras culturais, linguísticas ou geográficas. Mas, a falta de comunicação clara pode levar a mal-entendidos e problemas de execução.
Outro aspecto é avaliar e gerenciar o desempenho do prestador de serviço ao longo do tempo.
Isso requer a definição de métricas de desempenho claras e um sistema eficaz de monitoramento, o que pode ser complicado, especialmente, se as expectativas não foram definidas de maneira adequada no início da parceria.
Temos ainda a questão do prestador de serviço qie lida com informações confidenciais ou dados sensíveis , a segurança da informação é uma preocupação crítica.
Por isso, garantir a conformidade com normas de segurança e monitorar constantemente ameaças potenciais é essencial.
As mudanças resultantes da terceirização podem exigir uma adaptação significativa por parte da equipe interna . Isso acaba se tornando um desafio, pois a empresa precisa investir em programas de treinamento e gestão da mudança para garantir uma transição suave.
Os funcionários internos podem resistir à terceirização de serviços, temendo a perda de empregos, mudanças nas condições de trabalho ou preocupações com a segurança da vaga.
A gestão precisa saber lidar com essas preocupações de maneira eficaz para manter um ambiente de trabalho positivo. Sem contar que Integrar as equipes internas e externas pode ser desafiador .
Diferenças culturais, geográficas e operacionais podem prejudicar a colaboração efetiva entre os funcionários internos e os prestadores de serviço.
Enfim, antes de decidir pela terceirização de serviços é preciso pensar bem e analisar todos os impactos, bem como os benefícios trazidos.
Como visto, os desafios não são simples, mas quando contornados adequadamente, a empresa só tem a ganhar.
E então, ainda tem dúvidas sobre a terceirização de serviços ou quer compartilhar a sua experiência conosco? Deixe o seu comentário abaixo!