Wehandle

Relacionamento com fornecedores: como fortalecer a parceria

Em uma era em que a alta competitividade e as incertezas no mercado fazem parte do dia a dia das organizações, o bom relacionamento com fornecedores ganha ainda mais poder. As empresas que conseguem estabelecer e manter relações sólidas e confiáveis com seus parceiros de negócios têm uma grande vantagem competitiva.  

Mas para que isso seja possível, é necessário dedicar tempo e recursos para construir e gerenciar esses relacionamentos estratégicos. Afinal, construir uma relação entre empresas pode ser desafiador. Por isso, é importante estabelecer uma comunicação clara e aberta, alinhar expectativas e garantir que ambas as partes estejam comprometidas com o sucesso da parceria. 

Neste artigo, nós trazemos algumas dicas valiosas de como manter um bom relacionamento com fornecedores e também como escolher o seu parceiro de negócios ideal. Confira!
 

A importância do relacionamento com fornecedores

 

 

O relacionamento com fornecedores é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do tamanho ou segmento. E essa relação não fica restrita ao processo de compra e venda, é interessante buscar parceiros que de alguma forma possam contribuir de maneira positiva para o desenvolvimento do negócio. E existem bons motivos para fortalecer essa aliança!

 

 

Garantia de qualidade

 

 

Manter um relacionamento próximo e transparente com os fornecedores ajuda a estabelecer uma comunicação eficaz. Além disso, garante que os produtos ou serviços entregues atendam aos requisitos de qualidade exigidos pelo negócio.  

Isso faz toda a diferença, afinal, vai ter reflexo no que é entregue ao consumidor final. Se ele recebe um produto ou serviço diferenciado e de qualidade, consequentemente, a sua empresa passa a ser vista como uma marca que oferece uma experiência única e tem credibilidade. 

 

Redução de custos

 

 

A parceria com fornecedores confiáveis e de qualidade pode levar a sua empresa a obter melhores preços e condições de pagamento, o que pode gerar uma significativa redução nos custos da empresa.

 

Maior eficiência na gestão de estoques

 

 

Por meio de um bom relacionamento com fornecedores, é possível estabelecer prazos e condições de entrega mais precisos. A ação impacta a gestão dos estoques que passa a ser mais eficiente e reduz o risco de faltas ou excesso de produtos. 

 

 

Possibilidade de desenvolvimento de novos produtos

 

 

Manter a proximidade com fornecedores pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento de novos produtos conjuntamente. A relação pode levar a ideias e sugestões que surgem durante o relacionamento, beneficiando ambas as partes.

 

Como melhorar o relacionamento com fornecedores?

 

 

Uma vez que os fornecedores desempenham um papel essencial na qualidade dos produtos e serviços que você oferece aos seus clientes, desenvolver um bom relacionamento deve ser prioridade do negócio. Conheça algumas dicas que vão ajudar nessa missão!

 

Mantenha uma boa comunicação

 

 

Comunicação é a chave de qualquer relação comercial e com os fornecedores não seria diferente. Portanto, preze sempre por se comunicar de maneira clara e regular com fornecedores. Certifique-se de que todas as informações necessárias estejam sendo compartilhadas. Além disso, verifique se os prazos e regras foram repassados de forma clara para evitar mal-entendidos. 

Não se esqueça de deixar sempre claro qual é a realidade da sua empresa e a demanda diária de produtos. Afinal, imprevistos podem acontecer e quanto mais transparente for essa relação, maiores as chances de chegar a acordos e dar continuidade à parceria. 

 

Determine prazos e pagamentos

 

 

Um dos maiores causadores de problemas em um relacionamento com fornecedores diz respeito aos prazos e pagamentos. Não adianta, tudo precisa estar especificado em um contrato assinado por ambas as partes para não dar margem ao erro.  

Por exemplo, caso ocorra algum imprevisto, mantenha a comunicação aberta e informe-os. Quando possível, faça o acordo de prazos de pagamento mais curtos ou adiantamentos para ajudar a fortalecer a parceria.

 

 

Dê feedbacks 

 

 

Compartilhe feedback com seus fornecedores, tanto positivos quanto negativos. Seja transparente e ofereça sugestões construtivas para melhorias. No entanto, antes de fazer a avaliação reflita sobre as necessidades da empresa e também os serviços e produtos contratados.  

Isso porque é contraprodutivo reclamar ou questionar algo que foi previamente combinado no contrato, mas que na prática não era o que você esperava. Daí a importância de escolher com cuidado e atenção o fornecedor, bem como deixar especificado o que está sendo contratado. 

 

 

Fale sobre o mercado

 

 

Você conversa com o fornecedor sobre tendências de mercado? Ainda não? Pois essa deveria ser uma prática comum. O relacionamento com fornecedores melhora muito quando há um diálogo sobre novidades e o que a concorrência anda fazendo.   

Mostre a ele tendências de mercado, mudanças de demanda (caso houver) e também apresente as estratégias de crescimento do seu negócio. Com essa visibilidade, eles ficam mais preparados para atender às suas necessidades. 

 

 

Negocie as condições

 

 

Estude cuidadosamente as condições propostas pelo fornecedor. Isso inclui armazenamento, prazos de entrega e de pagamento, preço, entre outros. 

Além de garantir uma boa escolha do fornecedor, tendo em vista as necessidades da sua empresa, você evita incompatibilidade de expectativas e decepções futuras. Afinal, a ausência de matéria-prima ou mesmo falhas nos serviços vai ter impacto direto nas suas vendas.

 

Alinhe processos

 

 

Um bom relacionamento com fornecedores está focado em estoques suficientes, entregas rápidas e insumos corretos. Caso, sejam oferecidos serviços os padrões também precisam estar em um patamar que atendam às necessidades do negócio. Portanto, crie acordos claros. Dessa maneira, os processos de ambas as partes estão alinhados e todos ganham com isso. 

Uma boa maneira de alcançar esse resultado é a ajuda de ferramentas que facilitem a troca de informações entre parceiros, como softwares. Ao fazer a emissão de uma ordem de compra, por exemplo, você aciona automaticamente o fornecedor por meio digital, deixando registrado o que precisa ser feito e em que período. 

 

 

O que levar em consideração antes de assinar o contrato?

 

 

Para um bom relacionamento com fornecedores, você também precisa saber como escolhê-lo. Isso vai evitar uma série de problemas, como o desalinhamento entre as suas necessidades e a solução oferecida por esse prestador de serviços!

 

Qualidade dos produtos ou serviços

 

 

Certifique-se de que o fornecedor oferece produtos ou serviços de alta qualidade que atendam às suas necessidades e padrões. Entender o nível de qualidade da empresa parceira vai contribuir para que você saiba a capacidade de atuação das equipes, os pontos fracos e como eles poderão ajudar na resolução de problemas diários.   

Consequentemente, fica mais fácil criar um contrato bom para ambas as partes e que seja baseado em expectativas realistas. 

 

 

Reputação

 

 

Durante o processo de escolha de fornecedores, pesquise a reputação do fornecedor e leia avaliações de outros clientes para ter uma ideia de sua confiabilidade e qualidade do atendimento.  

Entre em contato com outras empresas que já trabalharam com o fornecedor com o qual você pretende estabelecer uma parceria comercial. Faça perguntas sobre a relação de negócios, qualidade dos produtos e serviços, suporte, entre outros. Vale a pena considerar também o tempo de atuação no mercado. 

 

 

 

Atendimento e suporte

 

 

Não deixe de avaliar também o atendimento ao cliente oferecido pelo fornecedor, bem como a sua capacidade de suporte em situações distintas, principalmente, diante de problemas complexos que podem acontecer. Ter essa segurança de que o fornecedor saberá agir nesses casos vai ser essencial para que o relacionamento seja um sucesso.  

 

Como vimos ao longo do artigo, toda empresa precisa ter parceiros comerciais. Eles ajudam o negócio a alcançar as suas metas e a fornecer produtos e serviços de qualidade para os seus clientes.  

Portanto, manter um bom relacionamento com fornecedores deve fazer parte da rotina do seu negócio. Para isso, faça uma avaliação constante sobre o que precisa ser melhorado e garanta que o alinhamento aconteça. 

Agora que você já sabe como melhorar o processo, não deixe de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais! 

Sair da versão mobile