O Impacto da Crise na Gestão de Terceiros!

Time wehandle Aug 24, 2020 12:00:00 AM 2 min read

Momentos de crises , como o que estamos vivenciando, impactam intensamente no cenário macro e microeconômico, o que reflete diretamente nas empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos. Esse abalo pode ter variadas extensões dependendo da capacidade de resposta e o gerenciamento de crise que cada companhia adota.

A inabilidade do gerenciamento de crises pode provocar a descontinuidade de operações ou tomadas de decisão que comprometam a integridade financeira e ética das empresas. Assim, é fácil perceber que empresas prestadoras de serviço , como qualquer outra, podem ter comprometimentos oriundos desse momento de crise.

Isso, leva aos tomadores de serviços uma ampliação de riscos que esses terceiros podem trazer para suas operações e reputação. Por isso, as empresas que possuem relações com terceiros para serviços críticos deveriam adotar medidas imediatas de monitoramento e proteção de seus negócios com o objetivo de reduzir os devidos impactos.

Por isso, vou retratar aqui dois dos principais riscos da má gestão de terceiros durante momentos de crises, seus efeitos e medidas de monitoramento necessárias:

Risco financeiro

A falta de disponibilidade financeira e comprometimento do fluxo de caixa pode provocar impactos diretos como descontinuidade do negócio ou falta de pagamento de obrigações trabalhistas ou salários de colaboradores. Assim, perguntas sobre: a capacidade de pagamento, nível de dependência e alteração na qualidade do serviço provido devem ser exaustivamente respondidas.

Por isso, é imprescindível a identificação dos prestadores críticos . Ora estabelecidos, é necessário que haja a revisão e acompanhamento frequente do plano de gerenciamento de crise por eles estabelecido.  

Monitore a capacidade de execução de pagamentos; Estabeleça comunicação aberta com o fornecedor sobre o atendimento de outros clientes e o nível de dependência sobre os vencimentos pagos por sua empresa. Faça o acompanhamento mais próximo através de medições de SLA - Service Level Agreement ou outro KPI - Key Performance Indicator de satisfação dos usuários do serviço para verificar desvios provocados por reduções de mão de obra ou qualidade da execução .  

Risco de subcontratação

Uma vez estabelecido cortes de pessoal e redução de cargas horárias em planos de gerenciamento de riscos.  O que por certo ajuda a mitigar os riscos financeiros, pode provocar outros efeitos para que haja a manutenção dos níveis de SLA.

O principal efeito é aumento da subcontratação ou quarteirização dos serviços. A falta de monitoramento desse processo pode trazer riscos trabalhistas ou ainda de interrupção das atividades, pois a empresa principal tomadora de serviços perde ainda mais a capacidade de enxergar os mesmo níveis de deficiência ou dependência dessas empresas quarteirizadas .  

Por isso, é fundamental que as empresas clientes conheçam a dependência que seus fornecedores têm de seus terceiros. Assim, é obrigatório a revisão dos contratos identificando os envolvidos e atualização por cada prestador sobre seus terceirizados em número, tipo e graus de dependência.

Assim, deve-se estabelecer uma medição de risco conforme o número de subcontratações e criticidade de atividades. É fato que existem diversos outros riscos relacionados à má gestão de terceiros durante momentos de crises e que o tratamento do assunto é passível de mais profundidade.

Conte com a wehandle para te ajudar na gestão de terceiros! Assim, se quiserem saber mais sobre um determinado assunto ou sobre outros riscos relacionados à crise e seus efeitos, deixem seus comentários e perguntas.

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