Wehandle

Como montar um protocolo para a Covid-19?

Nesse momento de retomada às atividades, após um longo período de isolamento social e paralisação, as empresas se veem diante de um novo desafio. A volta aos trabalhos com segurança para todos os colaboradores é a bola da vez. Você sabe como montar um protocolo para a Covid-19?

Apesar de meses em pleno estado de pandemia, muitos empresários e gestores de RH​ e segurança do trabalho estão se perguntando sobre:

Essas e outras perguntas que estão batendo em sua porta e vou tentar esclarecer de forma concisa e clara nesse artigo.


Quais as responsabilidades dos empregadores?

 

Embora não exista algum tipo de legislação específica sobre a Covid-19, é obrigação, desde que razoável e praticamente realizável, manter um local de trabalho seguro para garantir a segurança e saúde dos seus trabalhadores e das outras pessoas nesse local. Isso inclui identificar os riscos associados à potencial exposição à Covid19, e tomar as medidas necessárias para limitar esses riscos.

Os empregadores são obrigados a fornecer ao trabalhador informações adequadas sobre os riscos de saúde existentes no seu trabalho, tratar com os trabalhadores sobre os aspectos de segurança e saúde do seu trabalho e fornecer equipamento de proteção pessoal adequado.

Ou seja, mesmo na falta de qualquer obrigação legal, os empregadores devem elaborar um plano de ação para proteger a segurança e saúde dos trabalhadores e minimizar ou eliminar os riscos de propagação da Covid-19.

 

Como e o que informar a todos os trabalhadores?

 

Os colaboradores estão ansiosos com o fenômeno da pandemia e têm dúvidas sobre os riscos para a saúde e as alterações de contratos de trabalho. Assegurar um fluxo regular e estável de informações em todo o local de trabalho e evitar confusões, boatos ou desinformação é relevante nesse momento. Por isso, deve-se esclarecer regularmente qualquer informação relevante.

Algumas boas dicas são:

 

Como manter a higiene e a segurança no local de trabalho?

 

A responsabilidade geral de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável é do empregador. Isso adiciona medidas específicas para limitar a propagação de vírus como o coronavírus (Covid-19). As medidas de segurança e saúde são específicas para cada empresa e devem ser elaboradas em resposta à avaliação de risco realizada.

Alguns setores, como o da saúde e aqueles em que os trabalhadores estão em contato direto com o público, exigem medidas de restrição e prevenção mais rigorosas.

Seja com for, é fundamental que os responsáveis identifiquem os riscos e a partir deles, adotem as medidas necessárias para mitigar a propagação.

Algumas boas dicas são:

 


Como gerir e limitar os riscos de transmissão?

Controlar e gerir os riscos da Covid-19 para os trabalhadores no local de trabalho deve passar por:

 

E a responsabilidade dos colaboradores?​

 

Os trabalhadores têm a responsabilidade de cuidar da sua própria saúde, segurança e o dever de cooperar com os empregadores na implementação de medidas preventivas e de controle. Assim, devem adotar comportamentos seguros, a utilização correta de equipamentos de proteção e as práticas de higiene orientadas pelos empregadores.

Os trabalhadores também devem notificar ao empregador se tiverem conhecimento de que sofrem de qualquer doença que afete o desempenho das suas atividades ou que possa pôr em risco a segurança, saúde e bem-estar de outras pessoas no trabalho.

Seguro contra Covid-19?

 

Quer haja ou não cobertura do seguro de acidentes de trabalho, os empregadores devem minimizar os riscos de infecção dos trabalhadores pela Covid-19 no local de trabalho e que foram tomadas todas as medidas práticas e necessárias de resposta à epidemia. Se os empregadores estiverem preocupados com esta questão, recomenda-se que procurem aconselhamento jurídico com base na sua situação específica.

O seguro contra acidentes de trabalho oferece apoio aos trabalhadores que sofreram acidentes ou doenças profissionais. Se o impacto da Covid-19 é ou não coberto pelo seguro de acidentes de trabalho é uma questão jurídica que difere conforme as circunstâncias.

Qualquer pedido de indenização por acidentes de trabalho sempre exige uma averiguação dos fatos. Com a Covid-19 não é diferente, sempre será avaliado se foram tomadas todas as formas de prevenção.

Para nós da wehandle, é muito importante saber o que achou e pensa sobre esse assunto. Deixe sua opinião e vamos debater sobre isso.

Sair da versão mobile