Fazer a escolha certa do fornecedor para qualquer parte da sua organização é fundamental. No entanto, errar nessa opção pode sair bem caro para a empresa, tanto nas finanças quanto na reputação. Por isso, quanto mais alinhada estiver a avaliação, melhor.
Se você almeja construir um relacionamento duradouro e mantê-lo, precisa conhecer o método 10 C’s. Continue a leitura e descubra como a metodologia vai ajudá-lo a ter mais sucesso em suas parcerias comerciais!
O que é o métodos 10 C’s e como ele surgiu?
O método 10 C’s é um instrumento utilizado para avaliar e selecionar fornecedores em contextos de gestão de cadeia de suprimentos .
Ele foi criado em 1995 por Ryan Carter, então diretor da da DPSS Consultants.
Na ocasião, Carter apresentou os 7 C’s essenciais para a avaliação de fornecedores , adicionando mais 3 novos C’s posteriormente dada a necessidade. O modelo foi publicado pela primeira vez no Journal of Purchasing and Supply Management .
O fornecedor é competente para entregar o que sua empresa necessita? A primeira coisa que deve ser verificada é justamente a capacidade desse parceiro comercial em relação às suas necessidades , para isso, uma das atitudes mais valiosas é checar os feedbacks de clientes.
É essencial saber se eles estão satisfeitos com as entregas, como é a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, de que maneira funciona o pós-venda, entre outros pontos.
Observe clientes que tenham necessidades e valores similares aos seus, assim, você assegura que a informação sobre competência de fato tem relevância para o seu negócio.
O seu parceiro comercial precisa ter capacidade suficiente para atender às necessidades da sua empresa .
Portanto, pergunte com que rapidez ele será capaz de responder às suas necessidades e de que maneira ele lida com as flutuações do mercado e da oferta.
Observe também os recursos do fornecedor. Eles têm meios para atender aos seus pedidos, tendo em conta os seus compromissos com outros clientes? (Esses recursos podem incluir pessoal, equipamento, armazenamento e materiais disponíveis).
O fornecedor precisa mostrar o seu comprometido com padrões de alta qualidade . Quando apropriado, procure iniciativas de qualidade dentro da organização, como ISO 9001.
O parceiro comercial também deve apresentar o comprometimento com você, como cliente, durante todo o tempo do trabalho juntos. Isso é particularmente importante se você estiver planejando um relacionamento comercial de longo prazo.
Questione ao fornecedor o controle que ele tem sobre suas políticas, processos, procedimentos e cadeia de suprimentos .
De que maneira ele irá garantir que entregam de forma consistente e fiável, especialmente se dependerem de recursos escassos e se esses recursos forem controlados por outra organização? É também essencial perguntar sobre a sua conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados ( LGPD ).
O mercado é instável, por esse motivo, é fundamental checar se o fornecedor está em condições financeiras favoráveis.
Empresas com boa saúde financeira tendem a estar em posições melhores para enfrentar problemas que possam surgir pelo caminho.
Alguns questionamentos a serem feitos: o fornecedor tem muito dinheiro em mãos ou está sobrecarregado financeiramente? E que dado o parceiro comercial pode oferecer para demonstrar a sua força financeira?
Como em toda avaliação, o custo do produto ou serviço é um fator que deve ser analisado com cuidado também.
No entanto, por mais que algumas empresas definam o custo como um fator chave de escolha, ele não deve ser o principal a ser considerado, principalmente, se a ideia é ter um parceiro comercial para um relacionamento de longo prazo.
Não por acaso, esse fator está no meio, pois outros fatores, como um compromisso com a qualidade e a saúde financeira, podem potencialmente afetar o negócio muito mais do que o custo isoladamente.
Como esse fornecedor garante que vai prover de forma consistente bens ou serviços de alta qualidade ? Eles têm um histórico sólido ou são recém-chegados ao setor e possuem uma abordagem voltada para a inovação?
Não existe fornecedor perfeito, isso é fato. No entanto, o parceiro comercial deve ter processos ou procedimentos em vigor para garantir consistência na hora de oferecer seus produtos ou serviços. Pergunte aos potenciais fornecedores sobre a sua abordagem e, se possível, obtenha uma demonstração e um produto de teste.
Uma boa relação comercial é baseada em valores que se aproximam . Por isso, olhar para a cultura de negócios do parceiro comercial é importante. Por exemplo, e se o valor mais importante da sua empresa for a qualidade, enquanto do seu fornecedor principal for custo, isso seria incompatível ao longo do tempo.
Assim, é fundamental analisar com cuidado os valores do fornecedor, até mesmo para que isso não comprometa o que a sua empresa julga ser o mais importante.
Esse C refere-se ao compromisso do fornecedor com a sustentabilidade e à sua adesão às leis e melhores práticas ambientais.
O que os fornecedores estão fazendo para reduzir sua pegada ambiental? Outro ponto, como esse fornecedor trata o quadro de funcionários – e as pessoas ao seu redor? Eles têm uma reputação de Responsabilidade Social Corporativa e de fazer negócios de forma ética?
Ao utilizar um conjunto padrão de critérios , as empresas podem garantir uma avaliação consistente e justa de todos os fornecedores, facilitando a comparação e a seleção.
O método 10 C’s de avaliação de fornecedores é uma abordagem utilizada em todo mundo, dada a sua eficácia e também a possibilidade de realizar uma avaliação que seja justa e, ao mesmo tempo, contemple os principais pontos de uma parceria comercial.
Agora, que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais? Assim, mais pessoas podem conhecer mais sobre a metodologia!