A importância do controle de acesso nas empresas

A segurança é uma prioridade importante para organizações de todos os tamanhos e setores. Se sua empresa tem colaboradores terceirizados, ou até mesmo possui equipamentos caros e dados confidenciais, proteger os ativos dela com um sistema de controle de acesso é crucial para evitar futuras dores de cabeça.

Além disso, a pandemia de Covid-19 despertou a necessidade de medidas para prevenir e reduzir a propagação de vírus transmissores de doenças. Nas empresas, essa preocupação é maior devido à grande exposição dos colaboradores às áreas e equipamentos comuns.

Por isso, controlar o acesso de pessoas em empresas também se tornou uma das medidas adotadas para garantir a saúde dos funcionários, afinal, esse controle pode ser feito por meio de dispositivos de controle de acesso sem contato.

Quer saber o que é, por que é importante e os benefícios que o controle de acesso pode trazer para o seu negócio? Já explicaremos tudo neste artigo. Continue lendo para saber mais.

 

O que é controle de acesso?

 

Primeiramente, para minimizar os riscos para as empresas, soluções e técnicas de segurança foram otimizadas ao longo dos anos para regular quem ou o que pode entrar e sair das organizações. Isso é possível com sistemas de controle de acesso.

O controle de acesso é essencialmente um sistema de segurança que permite a uma empresa controlar, em datas e horas específicas, o acesso de pessoas. Ele permite que os proprietários de empresas gerenciem a entrada e saída de colaboradores e terceiros.

 

Por que o controle de acesso é importante?

 

O controle de acesso é um componente fundamental dos programas de conformidade de segurança que garante que a tecnologia de segurança e as políticas de controle de acesso estejam em vigor para proteger informações confidenciais, como dados de clientes e funcionários.

O objetivo do controle de acesso é minimizar o risco de acesso não autorizado. Além disso, o controle de acesso é um sistema que ajuda você a entender como o local está sendo usado, rastreando quando as pessoas entram e saem de determinadas salas e locais, além de melhorar a segurança geral da empresa.

Portanto, é importante saber quem está em suas dependências e quando, especialmente em caso de emergência, como um acidente. Nesse caso, um sistema de controle de acesso impede a entrada de pessoas não autorizadas em determinado local.

Tem maquinário perigoso ou material confidencial no local? Você pode não querer que todos os seus funcionários tenham acesso a determinadas áreas. O controle de acesso pode, portanto, ajudar a manter seus colaboradores seguros, essa realidade também se aplica aos terceirizados.

 

controle de acesso

 

Quais são os benefícios do controle de acesso?

 

A essa altura, você provavelmente já se convenceu da importância do controle de acesso adequado quando se trata de manter sua empresa segura, portanto, conheça quatro maneiras pelas quais o controle de acesso pode ser benéfico para o seu negócio.

 

1. Restringir a entrada ao pessoal autorizado

 

Um dos benefícios dos sistemas dessa solução é que você pode acompanhar quem está indo e vindo. Em caso de algum incidente, você poderá ver quem acessou uma área específica.

Além disso, o controle de acesso permite que você restrinja a entrada em prédios ou áreas específicas apenas a pessoas autorizadas. As credenciais de acesso podem ser definidas em nível individual e personalizadas com base na hora do dia ou no dia da semana. Sendo assim, garante que apenas as pessoas que deveriam estar em um prédio ou sala em um determinado momento possam entrar.

Do mesmo modo, liberação também pode ser concedida temporariamente, o que é conveniente quando se trata de terceirizados que precisam acessar apenas áreas específicas de sua empresa por um período limitado de tempo.

 

pessoas autorizadas

 

2. Permite entrada sem contato

 

À medida que as empresas se adequam aos novos requisitos de segurança por conta da COVID-19, muitas estão buscando maneiras de limitar a propagação de vírus dentro das unidades. Embora os protocolos de limpeza aprimorados e a lavagem regular das mãos sejam etapas óbvias, o controle de acesso também pode ajudar a apoiar esses esforços.

Com o controle de acesso, as empresas podem usar um sistema eletrônico que usa leitores de cartão de acesso. Ou pode usar a biometria para autenticar a identidade de uma pessoa e compará-la com seu conjunto integrado de políticas de acesso.

O controle de acesso por reconhecimento facial evita a necessidade de contato físico. Afinal, existem modelos capazes de ler o rosto mesmo com máscara, medir a temperatura e emitir um alerta se a pessoa estiver usando a máscara de forma inadequada ou indicar uma temperatura fora do ideal.

 

segurança

 

3. Cria registros de atividades históricas

 

Os sistemas de controle registram todas as atividades. Isso pode fornecer à sua equipe muitas informações relevantes se houver algum problema. Por exemplo, se houver algum extravio ou roubo, uma empresa pode extrair seus registros de controle de acesso para ver quais funcionários acessaram essa área durante o período em questão.

Aliás, esses registros também têm outros benefícios. Eles podem ser usados ​​para rastrear a presença dos funcionários, incluindo a que horas os funcionários chegam ou saem da empresa. Eles também são extremamente úteis para o rastreamento de contatos do COVID-19, permitindo que você veja facilmente com quais outros funcionários um indivíduo infectado pode ter entrado em contato durante o trabalho.

 

4. É mais conveniente para os colaboradores

 

Para as empresas que optam por soluções de biometria facial, há a conveniência adicional para os colaboradores de não precisar carregar fisicamente uma chave, cartão ou lembrar de uma senha.

Portanto, com soluções biométricas, o atributo físico de uma pessoa como reconhecimento facial ou reconhecimento de voz – é na verdade a “chave”. Portanto, tudo o que a pessoa precisa fazer é aparecer para obter acesso.

As soluções de reconhecimento facial também são geralmente mais seguras. Pois diminuem a capacidade dos funcionários de compartilhar suas credenciais de acesso exclusivas com pessoas não autorizadas.

 

segurança nas empresas

 

Controle o acesso de terceiros com a wehandle

 

Por fim, agora que você já identificou a necessidade de controlar o acesso de terceirizados na sua empresa, quer saber por onde começar? Nós podemos te ajudar!

A boa notícia é que a wehandle possui um software integrado a equipamentos sem contato, como leitores de crachás de proximidade, via código QR Code de identificação, mecanismos de aproximação de celular e reconhecimento facial para apresentação na portaria.

Dessa maneira, a empresa controla o acesso totalmente pela plataforma e faz a liberação do terceiro apenas no horário agendado caso o fornecedor esteja com todas as documentações corretas.

Personalize uma solução hoje, fale com um de nossos especialistas e saiba como sua empresa pode se beneficiar.

 

controle de acesso wehandle

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Materiais Gratuítos

Confira nossos materiais gratuitos disponíveis para te ajudar na gestão de terceiros.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail

Quer se tornar um especialista.

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail