Entenda o que é e como fazer a homologação de fornecedores

homologação de fornecedores

Você já parou para pensar o quanto pode ser importante a homologação de fornecedores para a sua empresa? Muita gente não sabe, mas esse processo pode trazer muitos benefícios, entre eles, o aumento da qualidade dos serviços e a redução de riscos. Por meio desse processo tão importante, é possível mitigar os mais diversos riscos que esses parceiros podem representar, garantindo uma contratação mais segura, eficaz e transparente.

Sabemos que encontrar bons fornecedores é um dos maiores desafios para muitas empresas. Afinal, não se trata apenas de ter parceiros que ofereçam preços e prazos atrativos, eles devem cumprir uma série de requisitos para fechar um bom negócio, que também aborda questões de segurança e conformidade. E é exatamente para isso que serve a homologação de fornecedores.

Neste artigo, você entenderá melhor sobre esse assunto, qual a importância, para que serve e como fazer a homologação. Vamos lá?!

 

O que é a homologação de fornecedores?

 

Primeiramente, a homologação é o processo realizado pela empresa para aplicar determinadas condições aos seus parceiros, com o objetivo de garantir o fornecimento dos serviços ou insumos necessários ao seu funcionamento. Afinal, para atender a demanda, a empresa precisa de fornecedores que cumpram sua parte nos prazos e condições acordadas.

Esse procedimento envolve a definição de ações e diretrizes que buscam otimizar o tempo e a utilização de outros recursos para garantir a eficácia do contrato firmado. Sendo assim, após a homologação, é muito improvável que ocorram problemas relacionados ao fornecimento de insumos ou execução dos serviços.

Em outras palavras, a homologação é onde as empresas avaliam a capacidade de seus fornecedores em fornecer determinado produto ou serviço. Dessa forma, é possível mitigar os riscos, bem como ter um conhecimento profundo de sua cadeia de suprimentos e antecipar problemas.

 

homologação de fornecedores

 

Qual a importância da homologação de fornecedores?

 

Não há dúvidas de que a homologação é um processo extremamente importante para ajudar a garantir a qualidade dos serviços e produtos dos parceiros. Muitas empresas possuem uma área dedicada exclusivamente a este assunto, e eles precisam buscar novas formas de desenvolver, implantar e manusear ferramentas automatizadas para verificação de documentos de fornecedores.

Como empresa, você deve decidir quais fornecedores atendem aos seus padrões de aquisição e quais critérios eles devem seguir. Esse processo é uma parte importante e extensa da gestão do relacionamento com fornecedores, pois ocorre antes da primeira entrega. A homologação pode fazer parte da aprovação estratégica e posteriormente servir de base para auditorias e avaliações. A homologação e avaliação também são obrigatórias para algumas certificações, como a ISO 9001, por exemplo.

 

Para quê serve a homologação de fornecedores?

 

A verdade é que encontrar fornecedores confiáveis ​​e de qualidade pode ser uma tarefa bastante complexa para muitas empresas. Quando uma empresa encontra um bom fornecedor, é fundamental que ela busque garantir que a qualidade do fornecimento comece elevada e que assim permaneça. Dessa forma, a empresa que realiza a homologação ganha, acima de tudo, tranquilidade em suas operações.

Tudo isso garante que todos os parceiros estejam alinhados aos valores e à política de compras da empresa, reduzindo as chances de problemas e riscos operacionais. Além disso, como já mencionamos, a homologação pode refletir-se na redução de custos, maior qualidade nas entregas, prazos mais atrativos e, sobretudo, redução dos riscos. Assim, esse processo cria um relacionamento mais harmonioso, gerando negociações que beneficiam ambas as partes.

A homologação também permite à empresa que pretende transferir parte da execução das suas atividades para terceiros, a oportunidade de conhecer as possíveis fragilidades e riscos do prestador de serviços.

 

Como fazer homologação de fornecedores?

 

Como regra, esse processo geralmente passa por três etapas, que são elas:

  • Pré-cadastro: fase em que o fornecedor estabelece contato com a empresa;
  • Homologação: verificação dos requisitos de adequação, para saber se o fornecedor é capaz de atender à demanda e aos critérios da empresa tomadora;
  • Cadastro: fase em que os dados dos fornecedores que passaram na verificação, são inseridos no sistema da empresa.

 

Mas para deixar isso ainda mais claro, vamos ver um passo a passo para realizar a homologação. Confira abaixo as 4 etapas essenciais para o processo de homologação de fornecedores.

 

Avaliação dos documentos

 

A qualidade do serviço e a transparência devem estar na base de qualquer relação comercial, visto que têm impacto direto nas operações de qualquer empresa. Portanto, é fundamental avaliar as documentações que o fornecedor apresenta para atestar que ele tem capacidade para entregar com a qualidade necessária.

Esse processo envolve a avaliação das informações do parceiro, como a verificação do CNPJ, se ele atua dentro da legalidade, a verificação dos registros estaduais e municipais, a avaliação da necessidade de alvarás para seu funcionamento, entre outros documentos. Além disso, é necessário verificar a existência de certificações, principalmente aquelas que atestam sua capacidade técnica.

 

Análise de riscos

 

Como você já viu, um dos principais objetivos da homologação é a redução de riscos. Portanto, é imprescindível realizar uma avaliação ainda mais completa das empresas parceiras, garantindo que operem em conformidade, de acordo com todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​ao setor.

Essa análise de risco também deve incluir um rastreamento da reputação dos fornecedores, verificando se a empresa está bem avaliada no mercado, cumprindo seus contratos e se possui outros parceiros importantes. Afinal, os fornecedores podem ser vistos como uma extensão da sua empresa.

 

 

Cotação de preço

 

Embora o preço não seja o critério mais importante para a aprovação de fornecedores, isso não significa que deva ser ignorado. Afinal, os valores praticados pelos parceiros terão impacto direto nos resultados do negócio. Atente-se se o preço estiver muito abaixo da média do mercado.

Para manter a margem de lucro, a empresa precisa garantir que os preços sejam compatíveis com a qualidade dos produtos e serviços entregues. Com a homologação dos fornecedores, é possível obter preços mais atrativos por meio de acordos prévios.

 

Aprovação do fornecedor

 

Finalmente, o processo de homologação implica o estabelecimento de uma relação profissional baseada em valores comuns. E isso deve ser estabelecido em contrato, incluindo as devidas garantias prestadas por ambas as partes.

Uma vez que o parceiro tenha aprovado, o contrato firmado deve ser seguido à risca. Caso contrário, se houver violação do acordo, a relação poderá ser encerrada por uma das partes.

É importante ressaltar que todas essas etapas mencionadas estão relacionadas à realização de due diligence de fornecedores, que ocorre antes da entrada em vigor do contrato e tem como objetivo avaliar todos os terceiros e fornecedores.

 

Conte com a ajuda da tecnologia na homologação de fornecedores

 

Por fim, como vimos, a homologação de fornecedores visa trazer confiança e segurança no relacionamento entre a empresa contratante e parceiros, mitigando riscos e reduzindo custos. Embora seja algo complexo, todo esse processo pode ser otimizado e simplificado por meio da tecnologia.

Além de agilizar a verificação da documentação e a análise da situação financeira, jurídica, fiscal e tributária e do histórico dos fornecedores, essas ferramentas contribuem para a aplicação do compliance, garantindo que as relações também sejam pautadas pela ética e pela transparência.

Por meio de nossa plataforma tecnológica, a wehandle oferece aos clientes a possibilidade de otimizar os processos de homologação e avaliação de fornecedores. Avaliamos o desempenho, a qualidade das atividades e serviços desenvolvidos por empresas terceirizadas, garantindo a conformidade na gestão de fornecedores. Afinal, queremos que nossos clientes tenham certeza de que tudo está sob controle.

Você precisa melhorar seus processos de aprovação e monitoramento de fornecedores? Entre em contato conosco e saiba como as nossas soluções podem ajudar a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Materiais Gratuítos

Confira nossos materiais gratuitos disponíveis para te ajudar na gestão de terceiros.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail

Quer se tornar um especialista.

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail