Esqueça a ideia de que apenas grandes empresas têm estrutura para vender para outras empresas: o marketplace B2B também pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, você sabia?
Esta ferramenta pode até mesmo facilitar o contato com grandes empresas e fortalecer o seu networking. Além disso, reunir dados, analisar e cruzar informações são tarefas que demandam muito tempo. Portanto, um bom marketplace B2B ajuda a automatizar e resolver esse problema com facilidade.
Neste artigo, vamos explicar o que é marketplace B2B, como funciona, os benefícios e, por fim, listamos 5 fatores da gestão de fornecedores que são otimizados quando o setor de compras possui um bom marketplace B2B. Confira!
Antes de entrarmos em mais detalhes, vamos primeiro falar o que significa “B2B”. A abreviação “B2B” significa simplesmente “business to business”. Geralmente representa um modelo de negócios que envolve empresas que prestam serviços ou fornecem produtos para outras empresas, em vez de consumidores individuais.
Um marketplace B2B é um tipo de plataforma de comércio eletrônico que reúne vendedores e compradores B2B e permite que eles façam negócios em um só lugar online. As empresas vendem seus produtos e outros serviços de valor agregado, mas em um mercado B2B, os vendedores são fabricantes, fornecedores e atacadistas, e os clientes são outras empresas.
Dependendo das diferentes naturezas da venda B2B, um marketplace B2B também pode ser chamado de outros nomes, incluindo plataforma de negociação B2B, site de aquisição ou fornecimento B2B, portal B2B, mercado de vários fornecedores, catálogo e muito mais.
Um marketplace B2B reúne diversas empresas que divulgam seus produtos e serviços para outras empresas. São indústrias que vendem para distribuidores, fornecedores que vendem para fabricantes e importadores que vende para revendedores.
Existem marketplaces generalistas onde é possível encontrar empresas de diversos segmentos. Os chamados nichos de mercado são mais específicos. Elas reúnem empresas de um mesmo segmento, como materiais hospitalares, produtos agrícolas, máquinas para construção civil e muitos outros.
As empresas que precisam desses produtos ou serviços acessam a plataforma em um marketplace B2B em busca de produtos ou serviços, depois avaliam preços, prazos de entrega, formas de pagamento e outros critérios importantes para decidir qual fornecedor escolher.
Para investigar melhor a definição do que é uma empresa B2B, é útil comparar o B2B com outro tipos de vendas, como B2C. Business-to-consumer (B2C), também conhecido como vendas no varejo, vende diretamente a clientes individuais. É uma transação comercial mais simples, com menor volume, preço fixo e menos administração.
As empresas B2B têm um público-alvo totalmente diferente e oferecem produtos, matérias-primas, peças semi-acabadas, peças acabadas, serviços ou consultas que outras empresas precisam para operar, crescer e lucrar.
Atualmente, 75% das compras B2B já são feitas on-line, e cada vez mais empresas estão aproveitando os canais on-line para conduzir o sourcing e aquisição de produtos.
Para os fornecedores, fazer parte de um mercado B2B representa um enorme potencial para levar suas vendas e negócios para o próximo nível. Se você ainda não está convencido, continue lendo para saber mais sobre os benefícios de vender em um marketplace B2B.
Por isso, vamos dar uma olhada mais de perto nos detalhes do que os mercados B2B online podem potencialmente oferecer às empresas.
Qualquer empresa que entra em um marketplace não precisa investir em infraestrutura, pois a plataforma já está pronta para uso. Portanto, você não precisa se preocupar com desenvolvimento de sites, hospedagem, domínio e publicidade. Consequentemente, é necessário apenas um pequeno investimento, limitado ao valor do plano contratado.
Dependendo do setor, as empresas normalmente gastam de 15% a 30% da receita em gastos indiretos, portanto, as oportunidades de economia são altas – especialmente para os setores com as maiores taxas de gasto indireto em relação ao total.
As organizações do setor público provavelmente estarão entre as maiores vencedoras: seus gastos geralmente são mais fragmentados do que os das empresas do setor privado e seus recursos internos para compras costumam ser mais limitados.
A homologação é um dos processos essenciais na gestão de fornecedores. Negligenciar essa etapa pode expor sua empresa a uma série de riscos. Quando você faz parte de um bom marketplace B2B, todos os detalhes da política de compras da empresa são repassados ao desenvolvedor.
Isso permite que apenas aqueles que estão com as documentações atualizadas, por exemplo, permaneçam na base. Mas também permite a inclusão de novos parceiros que estejam alinhados com as determinações da empresa.
Isso dá segurança no atendimento às demandas, autonomia para os solicitantes e áreas comprarem diretamente na loja online com itens e fornecedores homologados, garantindo assim a conformidade do processo e mais controle para os tomadores de serviços.
Está aí uma coisa que muita gente esquece quando precisam contratar um novo parceiro: a gestão de fornecedores também inclui a gestão de documentos. Afinal, a cada nova parceria, uma série de documentações são exigidas e ignorá-las pode expor seu negócio a vários riscos.
Os riscos mais comuns são os relacionados ao financeiro, danos à marca e reputação, qualidade de serviço, trabalhistas e legais (problemas com certificações e documentos obrigatórios, por exemplo).
Alguns dos softwares mais completos do mercado geram reincidência de cadastros e vencimentos de documentos, tirando essa dependência do controle manual. Além disso, oferecem integrações com órgãos públicos ou consultas necessárias para cada tipo de parceiro.
Por meio de nossa plataforma de marketplace B2B, ajudaremos você a tornar a automação B2B o padrão para todos os aspectos do seu negócio: desde a realização de solicitação de serviços até outras transações e comunicações que ocorrem entre você e seus prestadores.
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