A redução de custos já foi uma das principais demandas em procurement. Hoje em dia, a questão ainda tem peso e relevância na área de compras, mas dada a complexidade do mercado, a inserção de novas tecnologias e a alta competitividade entre as empresas, novos desafios foram surgindo. Sabendo que compras é uma área fundamental para que a empresa conquiste bons resultados e se torne mais competitiva, neste artigo vamos apresentar os principais desafios em procurement e como contorná-los de forma eficiente. Boa leitura!
1. Lidar com a ruptura na cadeia de suprimentos
A ruptura na cadeia de suprimento cada vez mais vem ganhando destaque no mundo corporativo. Isso se deve ao fato da globalização ter tornado o mercado ainda mais complexo e competitivo , o que acaba sendo um desafio em procurement. Guerras, instabilidades políticas, mudanças climáticas tudo isso impacta direta e indiretamente os fluxos de produção e entrega de commodities, matérias-primas, componentes manufaturados e outros.
Com isso, vemos um cenário de aumento nos preços dos produtos e a incerteza das entregas. Sendo assim, cabe ao procurement atuar em frentes distintas para mitigar problemas que levem à falta de mercadoria e consequentemente afetem as entregas para o consumidor. Entre as principais tarefas estão:
Um dos maiores desafios em procurement na atualidade é encontrar profissionais qualificados para atuar na área. Apesar das milhares de pessoas que iniciam no mercado, ainda existe um problema que é a baixa qualificação, especialmente, na hora de lidar com as complexidades do negócio . A área de procurement demanda profissionais que tenham uma visão ampla da cadeia de suprimentos, mas não só isso.
Eles também precisam saber identificar e antecipar problemas, buscar opções para o fornecimento, além de terem autonomia para aprender e entender mais sobre o negócio. Os maiores problemas se esbarram nas soft skills que estão ligadas ao comportamento, como inteligência emocional para lidar com demandas complexas .
No entanto, podemos inclui aqui também hard skills como conhecimento defasado em relação a algumas ferramentas utilizadas no dia a dia em procurement .
Consequentemente, é preciso planejar treinamentos e qualificação. Isso inclui capacitação para manusear tecnologias como Strategic Sourcing, Spend Analysis, e outras. Mas também aprendizado contínuo para entender a dinamicidade do mercado, capacidade de analisar e identificar novas oportunidades que podem ser implementadas na rotina do setor.
Quando um fornecedor apresenta falhas ao cumprir acordos, a imagem dos profissionais de procurement pode ser prejudicada. Logo, podemos dizer que esse é outro ponto desafiador: criar uma verdadeira parceria e identificar aqueles fornecedores que melhor atendam às demandas da empresa.
A questão também abrange ter os instrumentos necessários para analisar de forma criteriosa esses parceiros comerciais antes de firmar contratos.
Para isso, é necessário definir parâmetros de seleção de forma cuidadosa e avaliar de maneira regular a performance desses parceiros comerciais.
Caso um fornecedor não atenda aos requisitos e expectativas da empresa, é preciso tomar medidas. Como o encerramento do contrato e a busca de opções mais confiáveis. É importante ter, também, um parceiro comercial que cumpra os prazos de entrega e que garanta um fornecimento rápido mesmo em casos extremos. Daí o impacto de criar um bom relacionamento comercial.
Outro dos grandes desafios em procurement é trabalhar em conjunto com a gestão de estoque. Quando isso não acontece pode haver desperdícios, o que leva a prejuízos tanto de ordem financeira quanto de matéria-prima. Logo, os profissionais de procurement precisam saber exatamente o que precisa ser comprado, quantidade, sazonalidade de produtos e outros pontos.
A melhor maneira de fazer isso é por meio da catalogação de produtos, registros de entrada e saída e controle por meio de um sistema automático.
Dessa maneira, fica mais fácil atender às demandas da empresa, evitando que materiais faltem ou fiquem estocados sem necessidade. Por esse motivo, é necessário não só uma boa tecnologia, mas também um bom planejamento de compras , que inclui a pesquisa de preços junto dos fornecedores e a negociação com os mesmos.
O equilíbrio entre a necessidade de custos competitivos com a crescente demanda por práticas de sourcing éticas e sustentáveis também é um desafio em procurement. Isso inclui adotar estratégias específicas que permitam encontrar fornecedores alinhados com padrões ambientais e trabalhistas, sem comprometer a competitividade em termos de custos. O trabalho é complexo, pois inclui a análise criteriosa dos fornecedores em potencial, considerando não apenas os custos, mas também o comprometimento com a ESG .
Aliás, vale a pena inclusive fazer a auditoria para avaliar o desempenho dos fornecedores em práticas como gestão ambiental, condições de trabalho, uso de materiais sustentáveis, entre outros. A ideia é priorizar fornecedores que possuam certificações reconhecidas internacionalmente, como ISO 14001 (Gestão Ambiental) e SA8000 (Responsabilidade Social). Caso ainda não tenha esses certificados, vale a pena incentivá-los e treiná-los para que eles estejam alinhados com esses requisitos.
Claramente, os desafios em procurement podem ser contornados com um bom planejamento, impactando o desempenho geral de uma empresa. Portanto, é essencial que o setor se adapte e seja otimizado para proporcionar uma série de vantagens ao negócio.
Como vimos, o mercado está cada dia mais dinâmico, novos desafios podem surgir e mudar parte ou todo um contexto, impactando procurement como um todo. Dessa forma, é preciso estar atento e manter uma comunicação eficiente não só internamente, mas também externamente, especialmente, no que diz respeito aos fornecedores. Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou quer deixar as suas reflexões sobre os desafios em procurement apresentados?