Alinhados ao desenvolvimento global, as empresas dependem cada vez mais de uma rede formada por prestadores de serviços, distribuidores e fornecedores. Essa rede permite maior competitividade e melhor desempenho na entrega do seu produto final ao consumidor.
Todavia, utilizar mão obra terceirizada seja fundamental, os riscos associados a essa prática devem ser mensurados e monitorados constantemente. Pois é fácil observar perdas significativas de imagem, reputação e financeira, com a falta de acompanhamento adequado dos terceiros.
Entre os principais desafios na gestão dos terceiros, podemos destacar:
1- Dificuldade na identificação dos riscos proporcionados por terceiros
A falta de clareza de funções e responsabilidades no que tange a gestão de terceiros dentro da corporação, provocada muitas vezes pelo processo de descentralização, leva a muitos processos incongruentes, impedindo uma avaliação consistente e assertiva.
De tal forma, um grande desafio é colocar o processo de tomada de decisão envolvendo negócios, recursos humanos e jurídicos.
2- Custos de gerenciamento de riscos e auditorias
Gerenciar o potencial de perdas financeiras associadas ao risco exige que as empresas tomem ações manuais e intensivas. Esses métodos antigos de avaliação de terceiros, muitas vezes endereçados através de planilhas e elevado tempo de questionários e auditorias, não são baratos e efetivos.
Além disso, pode evidenciar a falta de conhecimento do processo e dos riscos, denota uma incapacidade de escolher quais medidas devem ser tomadas para proteger a marca e o resultado final da operação.
Esses três pontos evidenciam a falta de visão holística da rede de terceirizados estabelecida nas companhias. Assim, elas acabam ficando vulneráveis a riscos de imagem, reputação e compliance.
Embora continuem enfrentando problemas para gerir esses riscos cada vez mais complexos, as regulamentações e legislações continuam pressionando as empresas através de sanções financeiras a manterem uma abordagem mínima dos terceiros e esse é o grande desafio dos gestores de compliance.
Se você gostou, tiver perguntas e quer saber mais sobre os riscos de marca associados ao processo de terceirização, deixe seu comentário.